Seu filho está prestes a repetir de ano ou repetiu algumas vezes e passou a ser classificado como “aluno-problema”? Não sabe como lidar com a situação? Tire suas dúvidas:
1 – Por conta do insucesso na vida escolar, devo mudar meu filho de escola?
Em primeiro lugar, encarar a repetência pode levar a um amadurecimento, se forem detectadas as causas e a partir delas for montado um plano de ação para ser executado, sob uma avaliação constante. Se esta análise não for realizada, corre-se o risco da situação se repetir de forma idêntica, porém com uma carga maior de ansiedade e frustração.
Em muitos casos, querendo evitar a repetência, os pais procuram escolas que reclassificam e impedem que o filho encare as dificuldades, as frustrações e as resolva. Ele continua com as mesmas dificuldades. Muda-se o cenário, ele fica com a “falsa sensação” de que passou de ano, mas o problema continua e a insegurança que o acompanha também.
2 – Qual é a melhor medida a ser tomada?
Diante de uma repetência, precisamos procurar todas as causas, ter uma visão global de tudo que aconteceu, para depois procurar alternativas que possam nos encaminhar para uma solução. Solução essa que direcione os pais e o estudante a encarar e a enfrentar a realidade e não fugir dela; que leve a uma alternativa de crescimento em maturidade e de resgate do que ficou perdido.
Às vezes, a melhor alternativa é continuar na própria escola, refazer o ano, pois o fato de enfrentar e resolver os problemas no local onde aconteceram fortalece a autoestima e a autoconfiança. Outras vezes não, porque o desgaste foi muito grande ou porque o aluno não se adequou ao perfil da escola e uma mudança pode favorecer um começar de novo, de uma nova forma, em um novo contexto.
Como a minha consultoria educacional pode ajudar?
A consultoria educacional faz uma análise do perfil do aluno, da escola e do contexto como um todo, e pode orientar os pais na escolha da solução mais adequada. Se necessário, também pode encaminhar para um projeto personalizado para o estudante amadurecer e assumir sua vida escolar, além de aprender a se organizar e a adquirir prazer e produtividade no estudo. Esse projeto é denominado Autonomia Escolar e pode acontecer paralelamente à escola. Dessa forma, ele refaz o ano, mas de uma maneira diferente.
Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.