Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Perfil Cognitivo: Teste de autoconhecimento analisa inteligências múltiplas


O teste online do Perfil Cognitivo (clique aqui para fazer o teste gratuito) já foi realizado por mais de 6 mil pessoas! A ferramenta alcançou homens e mulheres de todas as faixas etárias, de quase todos os Estados do Brasil e até de outros países. A proposta é difundir o AUTOCONHECIMENTO e empoderar cada um de vocês.

A análise do banco de dados do teste foi realizada por Isabel Villalobos em novembro do ano passado. Um dos detalhes analisados é a evolução ao longo da vida das Inteligências Múltiplas, que que quebram o paradigma do que é ser inteligente, ampliando esse conceito e identificando as áreas de interesse em que estão localizados os talentos e habilidades de cada pessoa e de um grupo. Elas são linguística ou verbal, lógico-matemática, visoespacial, sonora ou musical, cinestésico ou corporal, intrapessoal, interpessoal e naturalista. Confira:

- A inteligência interpessoal é a que inicia e termina no patamar mais alto, mostrando que a necessidade de relacionamento é inerente ao ser humano em todas as etapas da vida.

- A inteligência intrapessoal cresce gradativamente e termina no melhor patamar, mostrando o quanto o autoconhecimento é fundamental para o ser humano em todas as etapas da vida, principalmente na maturidade.

- A inteligência linguística ou verbal, que representa nossa comunicação oral e escrita, também apresentou um crescimento continuo e só teve uma queda a partir dos 65 anos.

- As quatro inteligências predominantes deste grupo são: interpessoal, intrapessoal, linguística ou verbal e naturalista

- A inteligência sonora ou musical começa num bom patamar e decresce muito no decorrer da vida.

- A inteligência visoespacial inicia e termina com o patamar mais baixo em relação a todas as outras inteligências e é a mais fraca inteligência do grupo estudado.

Conclusão: As inteligências intrapessoal (autoconhecimento) e interpessoal (relacionamento e empatia) são as únicas que apresentam um crescimento contínuo no decorrer da vida e são as predominantes deste grupo de estudo. Elas formam a inteligência emocional

Este estudo comprova que o brasileiro tem um bom potencial para desenvolver a inteligência emocional e o quanto as inteligências intra e interpessoal interferem em todas as etapas de nossas vidas.


Sobre Isabel Villalobos - responsável pela análise do banco de dados do Perfil Cognitivo
Engenheira agrônoma de formação, trabalhou mais de 20 anos com avaliações de impacto ambiental. Há 18, guinou sua atuação para educação, área na qual obteve seu doutorado pela Universidade de São Paulo. 

Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário