Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2019

5 dicas para estimular seu filho a aprender e estudar com "brilho nos olhos"



Quer saber maneiras de estimular seu filho a aprender e estudar com "brilho nos olhos"? Confira abaixo um resumo de cinco dicas fundamentais. E deixo também meu convite para você clicar AQUI e assistir ao vídeo da minha aula completa sobre o assunto.

1 - ESTILO DE APRENDIZAGEM PREDOMINANTE

Descobrir qual a é forma de aprender e estudar que tem a ver com o perfil e incentivar o filho a explorar formas diferentes de lidar com aquilo que quer aprender. Fazer experiências e conversar sobre elas, destacando o que achou fácil ou difícil, chato ou legal. 

Auditivo: explorar vídeo-aulas. 

Visual: mapas mentais, painel virtual ou presencial no quarto com tudo que está aprendendo. 

Sinestésico: vivenciar técnicas de estudo e diferentes formas de construir seu aprendizado. Construir um protótipo, fazer com post-its um brainstorming (junção de ideias espontâneas) sobre o tema e depois organizar o assunto.

2 - APRENDER COM PRAZER

Relacionar o que está aprendendo com atividades prazerosas. Se está estudando o Egito, por exemplo, busque um filme para assistirem juntos e comentarem. Vale também apostar em documentários, museus interativos. Mas tudo isso precisa estar relacionado às áreas de interesse ou inteligências mais fortes. Há sempre um caminho de interesse para explorar aquilo que está sendo aprendido ou estudado. 

3 - VOCÊ E O PROFESSOR

Escolha algo que quer aprender e que seu filho domine para que ele seja seu professor. Que tal algum assunto relacionado à tecnologia? Fazíamos no Espaço Educacional, uma vez ao mês, um encontro em que os alunos davam aula para os professores sobre o assunto que quisessem ou que gostassem e era um sucesso. Isso trabalha a comunicação e a autoestima. 

4 - CELEBRE AS CONQUISTAS

Reforce positivamente cada conquista valorizando o processo, o esforço, o empenho e não apenas o resultado. Saia para tomarem um lanche só os dois, algo que mostre uma atenção especial como celebração. 

5 - CANAL DE CONFIANÇA PARA FALAR SOBRE SENTIMENTOS

Crie um canal de conversa para que o filho possa falar do professor que ele não gosta, da matéria que acha chata ou de algo que gosta muito, sem entrar no julgamento. 

Deixe que ele se expresse. Escute e apenas acolha validando esses sentimentos. Compartilhe algo que viveu parecido com aquela situação para criar proximidade e acolhimento. 


Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário