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quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mudança de Escola



Pretende mudar seu filho de escola e está em dúvida na escolha? A pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional, responde às principais dúvidas sobre o assunto:

1 - Como escolher uma escola que seja a melhor para que o filho tenha uma vida escolar exigente e também prazerosa?
A melhor escola para seu filho é aquela em que ele enfrente as adversidades com apoio (os obstáculos fazem parte de seu crescimento), que conquiste amigos (estar bem relacionado é fundamental) e que acompanhe as exigências pedagógicas (que vão aumentando no decorrer dos anos) com autonomia, apoio quando necessário e responsabilidade. 

2 - Como o Espaço Educacional orienta os pais para encontrar a melhor escola para o filho?
A nossa orientação sempre foi levantar um questionamento para uma posterior reflexão. Entre as questões abordadas estão “quais escolas havia escolhido inicialmente?” e “quais critérios utilizou?” (proximidade de casa, indicação de amigos, espaço físico, o fato de seu filho ter amigos lá, sistema de avaliação, nível de exigência). Em seguida, sugerimos que visite cada escola e anote quais foram os aspectos positivos e negativos da impressão inicial. Depois dessas visitas, voltamos a nos encontrar para fazer uma análise juntos a partir da observação inicial. Nesse momento, leva-se em conta uma análise racional e também intuitiva.

3 - Qual é o roteiro de observação básico para orientar os pais nas visitas a escolas?
Primeiramente, saiba que a escola ideal não existe e que a escolhida apresentará aspectos positivos e negativos, só que os positivos terão que ter um peso maior. É importante analisar a forma que a escola lida com disciplina, limites e formação, e verificar se corresponde à forma de agir da família em casa; o Setor de Orientação Educacional para atendimento de alunos e pais, periodicidade de contatos com a família, reuniões com pais, acompanhamento dos resultados e orientação; o sistema de avaliação (média, critérios) e recuperação, e o que oferece em termos de apoio e reforço, se for necessário; a metodologia adotada (tradicional, construtivista), recursos utilizados na aprendizagem, tecnologia, abordagem do conteúdo, periodicidade de provas; e outros aspectos como espaço físico, número de alunos por classe, quadras, viagens de estudo do meio, proposta de responsabilidade social.

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