Pretende mudar seu filho de escola e está
em dúvida na escolha? A pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do
Espaço Educacional, responde às principais dúvidas sobre o assunto:
1 - Como escolher uma escola que seja a
melhor para que o filho tenha uma vida escolar exigente e também prazerosa?
A melhor escola
para seu filho é aquela em que ele enfrente as adversidades com apoio (os
obstáculos fazem parte de seu crescimento), que conquiste amigos (estar bem
relacionado é fundamental) e que acompanhe as exigências pedagógicas (que vão
aumentando no decorrer dos anos) com autonomia, apoio quando necessário e
responsabilidade.
2 - Como o Espaço Educacional orienta os
pais para encontrar a melhor escola para o filho?
A nossa
orientação sempre foi levantar um questionamento para uma posterior reflexão.
Entre as questões abordadas estão “quais escolas havia escolhido inicialmente?”
e “quais critérios utilizou?” (proximidade de casa, indicação de amigos, espaço
físico, o fato de seu filho ter amigos lá, sistema de avaliação, nível de
exigência). Em seguida, sugerimos que visite cada escola e anote quais foram os
aspectos positivos e negativos da impressão inicial. Depois dessas visitas,
voltamos a nos encontrar para fazer uma análise juntos a partir da observação
inicial. Nesse momento, leva-se em conta uma análise racional e também
intuitiva.
3 - Qual é o roteiro de observação básico
para orientar os pais nas visitas a escolas?
Primeiramente, saiba
que a escola ideal não existe e que a escolhida apresentará aspectos positivos
e negativos, só que os positivos terão que ter um peso maior. É importante
analisar a forma que a escola lida com disciplina, limites e formação, e
verificar se corresponde à forma de agir da família em casa; o Setor de
Orientação Educacional para atendimento de alunos e pais, periodicidade de
contatos com a família, reuniões com pais, acompanhamento dos resultados e
orientação; o sistema de avaliação (média, critérios) e recuperação, e o que
oferece em termos de apoio e reforço, se for necessário; a metodologia adotada
(tradicional, construtivista), recursos utilizados na aprendizagem, tecnologia,
abordagem do conteúdo, periodicidade de provas; e outros aspectos como espaço
físico, número de alunos por classe, quadras, viagens de estudo do meio,
proposta de responsabilidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário