Tem 18 anos ou mais e não conseguiu
concluir o Ensino Médio? Repetiu várias vezes e precisa superar rótulos
negativos e redirecionar a vida escolar? A pedagoga Jamile Magrin Goulart
Coelho, diretora do Espaço Educacional, recomenda a melhor saída. Confira:
1 -
Quando o aluno repetiu várias vezes, está rotulado como “aluno-problema”,
apresenta baixa autoestima e está defasado na idade escolar pode buscar a
alternativa de procurar uma escola que forneça um diploma comercialmente. O que
essa atitude causa?
Procurar uma escola que “resolva” esse
tipo de problema com um diploma negociado comercialmente realmente não é uma
solução adequada, pois reforça sua baixa autoestima e a ideia de que é incapaz.
Além disso, essa é uma atitude antieducativa, pois sugere que, diante de uma
dificuldade, podemos encontrar uma forma que não seja ética de “forjar” uma solução.
Consegue-se o diploma, mas o aprender continua bloqueado, o conteúdo defasado e
a autoestima cada vez mais baixa.
2 -
Qual é a proposta do Espaço Educacional para reverter a situação?
A proposta é reorganizar a vida escolar do
estudante com o intuito de desenvolver atitudes de regularidade e disciplina,
atenção e a concentração, autonomia e comprometimento. A partir do resultado do
perfil cognitivo, serão exploradas técnicas de estudo, recursos pedagógicos e
motivacionais para desenvolver o conteúdo das diferentes disciplinas com prazer
e a produtividade e resgatar conceitos de séries anteriores, se necessário. Colaboramos
com resgate da autoestima, redirecionamento da trajetória de vida escolar e
promovemos um trabalho consciente de escolha vocacional e profissional.
3 –
Como o projeto Recomeçar funciona?
O aluno frequentará aulas individuais e em
mini-grupos de todas as disciplinas e oficinas de criatividade, de segunda a
sexta-feira, no período da manhã, das 8h30 às 13h de segunda à quinta-feira e
na sexta até as 11h45. Prestará o Supletivo à distancia para conquistar o
diploma do Ensino Fundamental e o ENEM para obter o diploma do Ensino Médio.
Vale acrescentar que a equipe de professores que atua no projeto recebe
orientação e formação adequada em reuniões semanais com a direção para discutir
o andamento.
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