Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fobia Escolar




Você sabe o que é FOBIA ESCOLAR? A pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional, explica o transtorno e as alternativas oferecidas para ajudar no tratamento. Confira:

1 - O que é Fobia Escolar?
É definida pelo medo persistente e irracional de ir à escola, acompanhado de sintomas como depressão, baixa autoestima, além dos físicos associados à ansiedade (taquicardia, dificuldade para dormir, perda de apetite, palidez, náusea, vômitos, dores abdominais, dor de cabeça).

2 - Como é feito o diagnóstico?
Normalmente, é feito por um psiquiatra, que prescreve remédios, e um psicólogo. No Espaço Educacional, procuramos integrar o trabalho com esses profissionais e trabalhamos para que os sintomas sejam amenizados e o aluno reverta a postura de bloqueio do aprendizado.

3 – Durante o tratamento, o aluno precisa ser afastado da escola?
Depende da intensidade do distúrbio e quem deve determinar isso é o médico que diagnosticou e que está acompanhando o caso. Pode existir o risco de perda do ano letivo dependendo da época do ano em que teve inicio esse distúrbio e da forma como evoluiu o tratamento com os diferentes profissionais envolvidos.

4 - Como trabalhar o aspecto pedagógico?
O primordial é o aspecto emocional, ou seja, o resgate da autoestima frente à vida escolar. Para isso, O Espaço Educacional tem estratégias, recursos motivacionais e instrumentos de autoconhecimento que são utilizados para envolver o aluno em seu aprendizado e um espaço físico atraente e aconchegante. Fazemos um contato com a escola e trabalhamos de forma sincronizada. O conteúdo nos é passado pela escola e trabalhado no EE com vários recursos motivacionais. Às vezes, o aluno vai à escola apenas para fazer provas ou somente entrega os trabalhos desenvolvidos no EE com o conteúdo. Enviamos periodicamente um relatório que mostra o que foi desenvolvido no projeto (nos aspectos comportamental, cognitivo e emocional) para a escola, pais e profissionais envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário