Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dislexia



Você sabe exatamente o que é DISLEXIA? E que os disléxicos têm inteligência ACIMA do normal e  criatividade EXTRAORDINÁRIA? Confira essa e outras curiosidades no texto abaixo, listadas pela pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, com base no livro O Dom da Dislexia, de Ronald Davis.  Para mais informações, ligue para (11) 3846-6785 ou acesse nosso site: http://www.espacoeducacional.com.br.

- Dislexia foi o primeiro termo genérico utilizado para designar vários problemas de aprendizagem. Por isso, podemos chamar a dislexia como “a mãe dos transtornos de aprendizagem”. Não é resultado de uma lesão cerebral ou nervosa, mas sim o produto do pensamento e uma forma especial de reagir ao sentimento de confusão.

- A leitura é considerada como a função mais complexa que exigimos de nosso cérebro. O disléxico não consegue formar uma imagem clara das letras na página e não pronuncia mentalmente o som das palavras que lê. Geralmente são mais bem-sucedidos em uma leitura à primeira vista em que reconhecem individualmente palavras como conceitos.

- A dificuldade na leitura não é o único sintoma da dislexia. As áreas mais comuns são: ortografia, caligrafia, matemática, déficit de atenção e hiperatividade.

- Quando ocorre a desorientação, o disléxico percebe múltiplas imagens da palavra, que é vista de frente para trás, de trás para diante, de cabeça para baixo, em todos os sentidos, ou seja, ela é desmembrada e reagrupada em todas as combinações possíveis. E ainda enxerga a palavra tridimensionalmente, como se estivessem flutuando no espaço.

- Na ortografia, o melhor é assinalar a palavra que o aluno escreveu mostrando outra com a grafia correta. No final, descobrirá como soletrar por conta própria as palavras que vão lendo. Para corrigir os erros tanto na leitura como na escrita, o professor não deve enfatizar o erro, mas a solução.

- A função mental que causa a dislexia é um dom, uma habilidade natural, um talento. Os disléxicos são capazes de utilizar seu dom mental para criar ou alterar percepções. São altamente conscientes do meio ambiente. São mais curiosos que a média. Pensam principalmente em imagens, em vez de palavras. São altamente intuitivos. Pensam e percebem de forma multidimensional (utilizando todos os sentidos). Podem vivenciar o pensamento como realidade. São capazes de criar imagens muito reais. Essas habilidades básicas resultam em duas características: inteligência acima do normal e extraordinária criatividade.

- Famosos disléxicos: Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Walt Disney, Jonh Lennon, Robin Williams e Magic Johnson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário