Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENEM



O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcado para os dias 26 e 27 de outubro. Mas você sabe exatamente o que é e como funciona? Confira abaixo as explicações e lembre-se que o Espaço Educacional pode prepará-lo para a prova!

O que é o ENEM?
O ENEM é um exame individual, não obrigatório, e que dá aos estudantes dados para uma autoavaliação de seu desempenho, tendo como referência as competências e habilidades que são determinantes para responder as questões. 

Quando acontece e quem é o seu publico?
Acontece anualmente e tem como objetivo avaliar alunos que estão finalizando o Ensino Médio ou aqueles que já concluíram em anos anteriores. Em 2014, pretende-se aplicar um no inicio e outro no fim do ano.

Quais os instrumentos de medida usados pelo ENEM?
Avalia os alunos por meio de dois instrumentos: uma proposta de redação e provas de múltipla escolha contendo 45 questões de cada área, num total de 180 questões.

Quais as áreas do conhecimento e disciplinas em que o conteúdo é abordado?
As áreas e disciplinas são Ciências Humanas e tecnologia (Historia e Geografia); Ciências da Natureza e tecnologia (Biologia, Química e Física); Matemática e tecnologias; e Linguagens e códigos e tecnologias (Língua Portuguesa, Arte e Redação).

O que é a TRI (Teoria de Resposta ao Item) e quais as notas que serão fornecidas?
A prova classificará as questões em fáceis, intermediarias e difíceis, sendo as mais complexas de maior valor. Dessa forma, um aluno poderá ter uma nota mais alta que o outro acertando menos questões. O Inep fornecerá quatro notas: a total do aluno (calculada por TRI e somada à da redação); a de cada uma das quatro áreas do conhecimento; a da redação e a quantidade de acertos das questões. As instituições de Ensino Superior terão total liberdade para escolher qual nota do ENEM usarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário