Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Para empreender e gerir, é preciso aprender a "brincar com fogo"


Eu acredito na formação de uma ATITUDE EMPREENDEDORA desde pequeno. Frente a um problema, fazer foco na solução com uma atitude proativa e não a postura reativa que busca culpados e que se vitimiza. Precisamos desenvolver essa atitude proativa que o mundo de hoje exige para acompanhar as mudanças e quebrar paradigmas na forma de agir, que nos são passados culturalmente por todos os grupos dos quais fazemos parte. 

Por isso, compartilho com vocês trechos do texto "FOGO! Isto mesmo, FOGO!", do blog de Marcelo Ponzoni, que me lembrou muito do ESTILO HABILIDOSO do LADO DIREITO do cérebro, que tem características como iniciativa, ousadia, mudança, criatividade, um comportamento que é movido a desafios. A ideia central é que, para empreender e gerir, é preciso aprender a "brincar com fogo". Confira: 

Fogo! Esta palavra sempre me acompanhou. Fogo como energia. Fogo como inquietude. Na infância, eu gostava de inventar, de criar, de inovar. E, muitas vezes, ouvia de um tio ou tia a frase admirada: “este menino é fogo”. 

Havia uma série de outros termos utilizados na época para designar os sapecas. “Este aí faz muita arte; é um arteiro”, sentenciava uma vizinha. 

Surpreendentemente, nunca me ofendi com essas denominações. Lá no fundo, via nessas expressões o reconhecimento de um talento criativo. O fogo é ótimo agente de destruição do velho. Ele abre o caminho para o novo. Ele limpa a tela para que a experiência da arte se faça. 

(...)

Fogo! Que é paixão quente, que move montanhas sem se importar com o tamanho e o tempo da conquista. 

Fogo! Que ilumina o caminho e quanto mais incandescente, mais longe lança a luz. 

Fogo! Que aquece e faz circular o sangue. Que emociona pela força de seu calor. Que faz brilhar os olhos. 

Fogo! Que, para sobreviver, necessita de oxigênio e lenha. E também de olhar atento, de cuidado, de proteção. 

Fogo! Que mata tudo quando se extingue. Que é difícil de ser revivido. Quando se apaga o fogo de um empreendedor-gestor, a sombra e o frio avançam implacáveis. 

Em palestras e conferências, tenho dito aos jovens que eles precisam ser, urgentemente, empreendedores de suas próprias vidas. 

Em alguns casos, o jovem sofre porque não sabe manter aceso o fogo. Noutros, há veteranos cuja chama parece declinar, ameaçada pelo comodismo e pela falta do principal combustível: o amor. 

Este é o grande desafio dos dias complexos de hoje. É preciso aprender a gerir o uso deste fogo. E é necessário agir com responsabilidade e critério. Afinal, o fogo também queima e destrói. Quer empreender e gerir? Aprenda a brincar com fogo. 

Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário