Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

"As crises são o melhor momento para conhecer a si mesmo"



Participei do Festival de Cultura Empreendedora, na semana passada. Compartilho com vocês a reportagem do site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre a minha palestra "Vença a Si Mesmo", que tem como tema o autoconhecimento:

O autoconhecimento é uma ferramenta chave para um empreendedor ser bem-sucedido, pois é a partir de seus próprios valores que ele será capaz de construir um negócio que lhe inspire diariamente. Essa é a opinião da educadora Jamile Coelho, fundadora e diretora do Espaço Educacional, uma das palestrantes do Festival de Cultura Empreendedora, realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro. O evento, organizado por Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS e Valor Econômico, reúne palestras, workshops e apresentações culturais sobre o mundo dos negócios.

“Quando conseguimos conectar aquilo em que estamos trabalhando com o que verdadeiramente somos, estamos realizando nosso propósito individual e coletivo”, afirmou Jamile, nesta sexta-feira (20/10).

Entretanto, ainda que seja um recurso importante, conhecer a si mesmo e descobrir quais valores e razões nos movem não são tarefas tão simples. Segundo a educadora, conforme a vida vai acontecendo e pessoas e experiências vão surgindo, é praticamente impossível se desvencilhar de influências externas e não se perder em projetos que não nos motivam. É por isso, ela argumenta, que o autoconhecimento é um trabalho que exige uma vida inteira de dedicação.

Para Jamile, o momento mais oportuno para se conhecer ocorre durante as situações de crise e de caos. “No decorrer da vida, nós passamos por crises. Elas nos ajudam a renascer e a entrar em contato com nós mesmos, ampliando nossa maturidade e nos ensinando os reais valores e os propósitos de vida nos quais acreditamos. A crise é um desafio que nos propõe um resgate de quem realmente somos”, diz Jamile.

É por isso que momentos de crise são tão importantes para empreendedores, pois é a partir deles que os empresários são relembrados de suas missões, valores e princípios.

Perfil de empreendedor

Segundo Jamile, para se atingir o autoconhecimento, o indivíduo também deve aprender qual é seu perfil cognitivo. O perfil cognitivo engloba características como estilo de aprendizado (visual, auditivo e sinestésico), estilo de raciocínio (hemisfério esquerdo ou direito do cérebro) e comportamento (organizado, lógico, interativo e habilidoso) e de inteligência múltipla (linguística verbal, lógico matemática, sonora musical, cinestésico corporal, intrapessoal, interpessoal e naturalista).

Não existe apenas uma combinação de características que defina o perfil empreendedor. “Há diferentes tipos, mas eles normalmente apresentam um caráter habilidoso muito forte, que é não querer exercer funções tradicionais e habituais, e sim criar o próprio jeito deles. Além disso, grande parte deles tem o estilo sinestésico de aprendizagem, que é querer botar a mão na massa para executar processos”, afirma Jamile. Para ela, desenvolver habilidades interpessoais, ou seja, de ouvir o outro, também é uma característica importante.

“É essa diversidade de perfis e pessoas que possibilita que tenhamos diversidade, que criemos espaços para diferentes ideias”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário