Páginas

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Multiversidade


Você conhece a Multiversidade? É um projeto inovador na área da educação universitária, do qual Jamile Coelho será mentora. Confira detalhes abaixo e uma reportagem publicada no Catraca Livre sobre o assunto:

Comunidade, autenticidade, escuta e empatia são os caminhos que queremos trilhar. A Multiversidade é um convite para que você crie sua própria educação. Cada um é livre para buscar e se aprofundar naquilo que deseja, colaborando com os outros. Autonomia individual e responsabilidade coletiva são princípios fundamentais.

Acreditamos que o conhecimento não deve ser trancafiado em departamentos, nem as pessoas etiquetadas segundo normas sociais. Abraçamos as novas tecnologias ao mesmo tempo em que abrimos as portas aos saberes tradicionais. Acreditamos na diversidade e na experimentação como elementos essenciais da aprendizagem.

Somente seres humanos capazes de aprender, cooperar e fazer escolhas conectados com seus valores mais profundos é que mudarão o mundo. Queremos suscitar essa transformação.

"A Multiversidade é uma comunidade de pessoas que querem se aprofundar nos assuntos que mais as fascinam. Que querem desenvolver as habilidades que julgam imprescindíveis para fazerem o que querem fazer e para serem quem elas querem ser. Nos apoiamos na ideia de universidade democrática, um conceito que surge a partir da educação democrática — um movimento global de transformação educacional em prol da autonomia e da corresponsabilidade. Acreditamos que todos nós temos plena capacidade de decidir por nós mesmos os rumos da nossa educação. Na verdade, mais do que isso: acreditamos que podemos criá-la, desde que estejamos conectados a pessoas que nos apoiam e inspiram. Temos grupos de aprendizagem autônomos, mentorias e acompanhamentos individuais, imersões de aprofundamento focadas em temas específicos, cursos e aulas livres cocriadas e às vezes até oferecidas pelos alunos, pesquisas baseadas nos temas de interesse dos estudantes, uma rede colaborativa de estágios e eventos abertos como Festivais, Saraus, Feiras, Hackathons, Open Spaces etc", explicação de Alex Bretas

Reportagem do Catraca Livre: 
Curso incentiva a criar tema, datas de estudo e forma de aprender

Uma universidade na qual você tem a oportunidade de escolher o que e como quer estudar, quando quer aprender e o projeto que deseja desenvolver. Ela existe, foi criada no Brasil e se chama Multiversidade.

O objetivo é formar uma comunidade de aprendizes autônomos, que aprendam por conta própria assuntos que os interessem.

Os alunos contarão com o apoio de mentores, facilitadores e colegas de turma para redescobrirem suas paixões por meio de conversas, mapeamentos, workshops, leituras e indicações de contatos.

Há quatro fases no modelo de aprendizagem: experimentação, na qual o aluno busca encontrar um foco de interesse; desenho, em que define o projeto que quer produzir; investigação, na qual executa o trabalho; e entrega, quando apresenta o produto final à comunidade.

“Às vezes, a pessoa está no piloto automático da vida e se distancia daquilo que é realmente importante pra ela”, explica Alex Bretas, um dos fundadores da Multiversidade.

Os temas são livres, assim como os projetos desenvolvidos, que podem ser livros, blogs, startups etc. “Não importa o assunto, a gente quer ajudar a delinear caminhos”, afirma Alex.

Criada em 2016 e colocada em prática no mês passado, a iniciativa é fruto do desejo de Adriana Julião, Camila Farias, Conrado Schlochauer, Jorge Leite e Alex Bretas de ter um espaço permanente para conduzir seus estudos da maneira como preferissem.

As primeiras turmas serão formadas por 15 a 25 aprendizes. Há encontros quinzenais, aos sábados, e os alunos são estimulados a se encontrar em outros dias com colegas e mentores para discutir seus objetivos e projetos.

O curso, ambientado em São Paulo e que vai de 29 de abril a dezembro, deve oferecer “open badges” – microcertificações de reconhecimento pelo aprendizado –, que ficarão disponíveis online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário