Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Jornada da Inovação e Espaço Educacional


Neste mês de férias, a direção e vários professores do Espaço Educacional participaram da Jornada da Inovação em busca de práticas inovadoras, como DESIGN THINKING, para começar o segundo semestre com muita criatividade e sinergia.

A ideia é que a Jornada da Inovação continue dentro do EE. Vamos repensar o ambiente físico para favorecer a aprendizagem e abrir espaço para inovação. Lançaremos um novo projeto coletivo com o nome de DESCONSTRUA, para construir de forma inovadora. Na recepção interativa, alunos, professores, pais e funcionários vão poder colocar suas sugestões em post-its no painel, participando de forma ativa deste processo.

Vamos repensar as salas de aulas, transformando-as em ambientes de aprendizagem. Divisórias vão cair e, com as sugestões de todos, nossa jornada de transformação terá seqüência.

O Design Thinking será uma de nossas ferramentas na construção dos projetos para explorar a riqueza do ser humano que traz sua bagagem de experiências e habilidades para construir algo inovador. 

As ferramentas colaborativas digitais,  como trello, lino, mind maps, entre outras, estarão presentes nas aulas, em que uniremos a riqueza do presencial com o virtual. Aprendemos que presencial e virtual precisam andar de mãos dadas.

O trabalho continuará sendo personalizado com a ferramenta Perfil Cognitivo para exploramos o estilo de aprendizado do aluno (visual, auditivo ou sinestésico) e utilizarmos os hemisférios cerebrais (razão e emoção), resolvendo assim problemas e desenvolvendo os temas estudados por áreas de interesse e habilidades, baseando-se nas inteligências múltiplas de Gardner.

Dessa forma, estaremos desenvolvendo as competências socioemocionais - autoconhecimento, autonomia, criatividade, colaboração e valorização do ser humano - que sempre estiveram presentes em nossa missão: Educar com competência, criatividade e afetividade.

Tudo isso porque acreditamos que educar é antes de tudo um ato de amor.

Veja depoimento sobre a Jornada da Inovação no blog do Gustavo Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário