Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Movimento UnCollege



O movimento UnCollege, criado pelo norte-americano Dale Stephens e que ajuda jovens a desenvolverem a sua capacidade de autoaprendizado de maneira livre e independente, dará início a uma turma de Gap Year no Brasil. A iniciativa será implantada com o apoio de jovens brasileiros interessados em desenvolver projetos de unschooler no país. O que podemos aproveitar desta experiência? Veja trechos do texto do site Porvir sobre o assunto:

“O jovem está buscando novas formas de aprender. Ele já tem se questionado se deseja mesmo seguir pelo caminho tradicional”, apontou Lucas Coelho, co-fundador do UnCollege Brasil. Motivado pela própria experiência de abandonar a universidade para aprender de forma independente, Coelho começou a fazer pesquisas sobre projetos que trabalhavam com propostas de “hackear” a educação.

Seguindo o mesmo modelo do Gap Year realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, o programa é dividido em quatro fases com duração aproximada de três meses cada. Na primeira etapa, os jovens participam de um programa residencial onde desenvolvem suas habilidade de meta-aprendizagem, contam com o apoio de mentores e participam de sessões de workshops, desafios, mesas redondas e discussões. 

Durante todo o programa, os jovens são estimulados a aprender sobre o próprio processo de aprendizado, participam de sessões de coaching, desenvolvem conhecimentos sobre negócios sociais, sustentabilidade e outros conhecimentos que são importantes para ajudar a desenvolver seus projetos, como marketing, técnicas de como falar em público, conceitos básicos de programação e como criar blogs e sites.

“O que eu vejo de mais interessante nessa experiência é a liberdade de poder escolher o que você quer estudar, como vai fazer e quando. Isso representa um grande ganho de tempo e eficiência, porque você consegue aplicar os seus conhecimentos na prática”, afirmou a integrante Giovana Moraes, que teve a oportunidade de passar pela experiência do autoaprendizado, após abandonar um curso superior de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário