Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Parte 2 - Maneiras de preparar novas gerações para a vida



Nesta semana, vamos retomar o assunto sobre as melhores maneiras de preparar as novas gerações para a vida. Confiram abaixo mais algumas dicas da psicóloga Fernanda Furia, listadas em um artigo do site Porvir, e comentários (em negrito) da pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional: 

5 - Construir cidadania digital

“Cidadania Digital é o uso responsável e apropriado da tecnologia” (Mike Ribble-autor de “Raising a Digital Child”).

Cultura digital é um direito de todos, mas isso envolve responsabilidade. Portanto, as novas gerações precisam aprender a viver e a trabalhar nessa nova era de maneira ética e segura. É urgente a criação de programas escolares voltados para o uso adequado da tecnologia. Crianças e adolescentes precisam ter consciência dos riscos do universo digital e do impacto das informações publicadas na internet na vida deles.

Além disso, é importante que as novas gerações não só saibam utilizar as novas tecnologias, mas também conheçam a lógica dos computadores. Assim, estaremos formando cidadãos com mais autonomia digital e controle para criar ferramentas adequadas às necessidades do nosso mundo.

Está crescendo o número de iniciativas que incluem o ensino de programação nas escolas para promover a alfabetização digital.

A tecnologia nos trouxe uma nova realidade e as novas gerações precisam estar prontas para atuar nela. Por isso, a necessidade de incluir programação nas escolas e formar crianças e adolescentes para o uso da cultura digital de forma consciente e responsável.

6 – Repensar o ambiente físico escolar

Que tipo de ambiente escolar favorece o desenvolvimento das habilidades para o século 21? Espaços amplos, versáteis e com móveis modulares estimulam a colaboração e a interação entre os estudantes e professores. Inovadores educacionais não usam mais a palavra “sala de aula” e sim “ambientes de aprendizagem” ou “estúdios de aprendizagem”. A mudança na arquitetura das escolas reflete a transformação do conceito de ensinar e aprender.

Repensar o ambiente escolar para desenvolver as habilidades do século 21 e transformar as salas de aula em ambientes de aprendizagem é o nosso desafio. O Espaço Educacional já oferece um ambiente de aprendizagem fora do tradicional desde a sua fundação e cada ano reformulamos mais para associar a aprendizagem com produtividade e prazer. Temos o Espaço Interativo para criação de projetos de construção que unem uma área de interesse do aluno com o conteúdo estudado para fazer algo concreto que represente essa construção do aprendizado. E mais mudanças vem para o segundo semestre. Aguardem!

7- Capacitar professores

Professores e educadores no mundo todo estão sendo cada vez mais desafiados. Eles se encontram na linha de frente da educação, tendo de lidar com um cotidiano escolar difícil, cansativo e pouco valorizado. E agora precisam ainda se adaptar às novas tecnologias e usá-las de forma sensata e integrada ao contexto de cada escola.

Mais do que nunca, os professores necessitam de programas de capacitação para incorporar as novas práticas no cotidiano escolar.

No Espaço Educacional, temos capacitação dos professores de forma continuada o ano todo por meio de reuniões semanais e de treinamentos periódicos.

8 – Informar os adultos sobre a revolução na educação 

Ainda há uma falta de informação significativa por parte dos adultos sobre a revolução que está acontecendo na educação ao redor do mundo. Profissionais de diversas áreas, mesmo muito qualificados, muitas vezes nunca ouviram falar nas mudanças pelas quais os sistemas escolares estão passando. Essa situação é preocupante, pois são os adultos que vão contribuir para que essas mudanças se consolidem. Campanhas e ações criativas serão muito bem vindas para informar os adultos sobre as novidades na área da educação.

Informar os pais dessa revolução que está acontecendo é importante, pois muitas vezes eles estimulam que a escola continue nos padrões tradicionais que não preparam os jovens para resolver problemas no século 21.

9 – Proporcionar educação financeira aliada às emoções 

Muitas pessoas chegam na vida adulta sem nenhum preparo para se organizar financeiramente. Isto porque faltou um ensino mais estruturado sobre gestão financeira nos anos escolares. Mais ainda, faltou considerar as emoções na hora de lidar com dinheiro.

Ensinar uma criança a planejar seus gastos, a ter metas financeiras, a economizar e a ficar longe de dívidas é fundamental. Mas junto com tudo isso é necessário ensiná-la também que sentimentos como empolgação excessiva, ansiedade, preocupação e culpa acompanham e influenciam diretamente cada decisão ligada ao dinheiro. Aprender a controlar esses sentimentos previne inúmeros problemas financeiros ao longo da vida.

Educação Financeira tem muito a ver com as emoções como empolgação excessiva, ansiedade, preocupação e culpa. Equilibrar os hemisférios cerebrais é muito importante para lidar com as questões financeiras. Todos nós temos o lado direito do cérebro, que é emocional, e o lado esquerdo, que é racional. Para lidar com o financeiro, temos que trabalhar as emoções (que acabam gerando o desequilíbrio financeiro) para que o lado racional possa atuar adequadamente e equilibrar nossas finanças. A cultura do consumismo nada mais é do que atuar no aspecto emocional para levar a pessoa a comprar aquilo de que não precisa, ou seja, levá-la ao desequilíbrio financeiro e emocional.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário