Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Estudantes brasileiros ficam entre últimos em teste de raciocínio



A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou hoje o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avaliou a capacidade de 85 mil estudantes de 15 anos do mundo inteiro para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38° lugar, com 428 pontos, em um total de 44 países.

O resultado do Pisa mostrou ainda que só 2% dos alunos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. Entre os estrangeiros, esse número chegou a 11%. (confira a reportagem na íntegra aqui)


Comentário da diretora do Espaço Educacional, Jamile Magrin Goulart Coelho

O resultado desta avaliação mostra o quanto o estudo não está vinculado com a realidade e que a preocupação nas escolas ainda é o conteúdo e a informação. 

Resolver problemas que retratam situações do dia a dia, utilizando o conhecimento multidisciplinar e as habilidades, é o grande desafio atual. As competências socioemocionais funcionam como um motor propulsor, pois é a partir da curiosidade, motivação, determinação e envolvimento com o processo de aprendizagem que tudo acontece. 

Mudança é a palavra-chave para que este cenário da educação se transforme e para que as pessoas que participam deste processo acordem para esta necessidade de interligar o conhecimento às situações-problema, que fazem parte do cotidiano das pessoas e comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário