Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Educação para o século 21


O sistema educacional é compatível com a realidade atual? Confira dados de artigo do site Porvir e os comentários (em negrito) da pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional: 

“Muitos jovens não se encaixam no sistema educacional atual por ele ser muito engessado, voltado para o currículo e para as avaliações. Modelo que, segundo o inglês David Nicoll, diretor executivo da Studio Schools Trust, não permite que os talentos e a criatividade dos jovens sejam estimulados, limitando as possibilidades de sucesso dos estudantes.” 

O sistema educacional precisa ser transformado. Nós, do Espaço Educacional, acreditamos que estas mudanças são urgentes e estamos abertos para a inovação e para a transformação que precisa acontecer. Nós queremos fazer parte desta mudança! Nós vemos todos os dias as consequências dessa situação em jovens desmotivados, com bloqueios para aprender e com medo de errar. Por isso, criamos o Projeto Recomeçar, que resgata a autoestima, o gosto por aprender e o redirecionamento da vida escolar.

“'Precisamos trabalhar com o sistema para mudar o próprio sistema. Julgamos que o sucesso de um sistema educacional não é baseado em resultados de exames. Habilidades deveriam ser mais importantes que o conhecimento'”, diz David em entrevista ao Porvir, onde afirma que o sucesso do modelo de ensino deveria ser medido alguns anos após a formação do estudante, levando em conta seu emprego, qualidade de vida e saúde."

Esse é o nosso objetivo e, ao mesmo tempo, nosso desafio: ajudar no desenvolvimento de habilidades que os alunos levarão e utilizarão em sua vida. A aprendizagem acontece em diferentes situações do dia a dia quando nos deparamos com obstáculos a serem ultrapassados, quando interagimos com pessoas com opiniões e habilidades diferentes das nossas e quando precisamos expressar o que pensamos e sentimos diante de situações e pessoas com as quais não concordamos. A inteligência emocional para lidar com essas situações do cotidiano é o grande diferencial do século 21. O desenvolvimento da inteligência depende do autoconhecimento (inteligência intrapessoal) e da capacidade de nos relacionarmos com outras pessoas (inteligência interpessoal).

Fonte: Porvir


Nenhum comentário:

Postar um comentário