Páginas

domingo, 20 de abril de 2014

A importância do cérebro em nossa vida

Você sabia que...?

- O cérebro é como um músculo? Se você o exercita, está mais protegido contra problemas. Ao que tudo indica, exercitar o cérebro cria uma espécie de proteção a danos. A leitura é um exercício fantástico! Quem não lê está fadado a ter uma memória menos eficiente.

- O cérebro gosta de brincar? A perda da capacidade de brincar produz muitos efeitos negativos na vida das pessoas, sejam crianças ou adultos. É justamente quando se brinca que as células cerebrais formam mais e mais conexões (sinapses), criando uma rede densa de ligações entre neurônios que passam sinais eletroquímicos de uma célula para outra. Ou seja, o ato de brincar e rir estimula e exercita as diferentes funções cerebrais. Brincar, contudo, não é fundamental apenas para o bom desenvolvimento e para manutenção do cérebro. Do ponto de vista psicológico e comportamental, essa atividade tem importância ainda mais profunda e sutil. Manter o bom humor e fazer da vida uma saudável brincadeira são a melhor maneira de exercitar seu cérebro e permanecer sempre jovem. Quanto mais lúdico o exercício, melhor o efeito para a memória. Ou seja, quando você gosta do que faz, aprende melhor. 

- Uma pessoa pode ficar mais inteligente se praticar exercícios físicos? Essa afirmação do Dr. Luís Eugenio Mello, professor de neurofisiologia da Universidade Federal de São Paulo, aponta a atividade física como um dos fatores que estimulam o nascimento de neurônios (neurogênese) no hipocampo, região do cérebro responsável pela memória e aprendizagem, entre outras funções. Um trabalho recente da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta que a região cerebral mais beneficiada pelos esportes ou pela ginástica é o hipocampo. E é bem ali que ficam arquivadas as nossas lembranças. 

- O estresse prejudica o funcionamento de seu cérebro? Assim como os exercícios podem estimular e introduzir o nascimento e a reprodução dos neurônios, o estresse pode fazer com que eles morram ou deixem de nascer. Então, para uma vida cerebral saudável, o importante é cuidar da parte física em conjunto com a psíquica. Isso significa não só realizar atividades físicas, mas também aprender coisas novas. Como fatores redutores de estresse, é aconselhável ainda manter uma alimentação balanceada, um tempo de sono adequado e algumas horas dedicadas ao lazer.

Curiosidades retiradas do livro Mente e Cérebro Poderosos, de Conceição Trucom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário