Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

"Todas as fases do aprendizado deveriam ser como o jardim de infância"



A leitura da entrevista do site Porvir com Mitchel Resnick, do MIT Media Lab, já sensibiliza pela primeira frase: "Todas as fases do aprendizado deveriam ser como o jardim da infância". Confira abaixo trechos do texto e reflexões da pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional:

"Eu sempre busco inspiração no modo que o ensino é conduzido no jardim de infância. As crianças estão constantemente criando em colaboração e, no processo, eles aprendem coisas importantes. Infelizmente o restante da vida escolar não é assim”, disse Resnick.  

O profissional enfatiza a necessidade de derrubar barreiras, quebrar paradigmas que têm sufocado a escola e os alunos, e bloqueado o processo de aprender com curiosidade, como acontece no jardim da infância. Acrescenta ainda que a tecnologia é uma excelente ferramenta para realizar a revolução que precisa acontecer na área de educação, desde que não seja utilizada para reforçar abordagens educacionais tradicionais e ultrapassadas.

Segundo Resnick, as maiores mudanças no aprendizado não virão apenas de uma melhor entrega de informações ou de um melhor acesso a informações. Devemos dar oportunidade para os alunos criarem e se expressarem de novas formas. 

"A melhor experiência de aprendizado acontece quando estamos envolvidos em criar, fazer, pensar no design das coisas. E pode ser qualquer tipo de coisa: fotos com impressões digitais, um poema, um robô com materiais eletrônicos. (...) Muito do que aprendemos hoje vai estar obsoleto amanhã, mas uma coisa que não vai ficar obsoleta é a habilidade de aprender bem e encontrar soluções criativas."

A habilidade de aprender bem e encontrar soluções criativas precisa ser desenvolvida em alunos e professores. O ponto de partida são os professores. Se o professor não vivenciar esse processo, dificilmente ele levará isso para o aluno e para a sala de aula. Acredito que o Design Thinking é uma excelente ferramenta para ser utilizada com o professor e com os alunos.

"É importante que os professores continuem a ser aprendizes, porque o mundo está em constante mudança e os professores não podem confiar em coisas que eles aprenderam no passado." 

Acredito que essa revolução só acontecerá na medida em que os professores acreditarem e quiserem fazer parte dela. As competências socioemocionais que queremos desenvolver nos alunos precisam antes serem despertadas e desenvolvidas no professor. Quando isso acontecer, alunos e professores serão parceiros no processo de aprendizagem e se sentirão como eternos aprendizes. É algo que vem de dentro para fora. Percebemos, pelo que temos acompanhado no site Porvir, que alguns educadores estão despertando e se aventurando. E que aqueles que fazem este movimento têm colhido resultados muito satisfatórios. No entanto, temos que afirmar que a grande maioria ainda precisa despertar e esse precisa ser o foco.

"Do mesmo modo que vimos o Maker Movement criar novas oportunidades para as pessoas fazerem coisas, nos últimos dois anos podemos observar o começo de um Coder Movement [movimento da programação], provendo oportunidades para que as pessoas aprendam a programar. Os dois têm o mesmo espírito. As pessoas não deveriam usar o computador só para navegação, para conversar e jogar, mas para o design e para a criação. Ensinando as pessoas a programar, estamos as capacitando para que expressem suas ideias com novas tecnologias."

A geração atual convive com a tecnologia desde cedo. A geração dos professores não. Vencer o medo de errar e despertar a motivação para aprender a lidar com a tecnologia, olhando-a como mais uma ferramenta de aprendizagem, é o desafio. E não podemos esquecer que uma geração pode aprender com a outra e isso é muito saudável. Por que não podemos aprender com os alunos?

Eu não acho que saber programar vá ser mais importante que escrever, mas acredito que possa ter a mesma importância. Do mesmo modo que queremos que as pessoas aprendam a escrever, existem razões similares para querermos que todos aprendam a programar. Muito frequentemente, as pessoas pensam em programação de modo limitado, como se fosse útil apenas para quem quer ser programador. Mas programação é importante, em primeiro lugar, para expressar as ideias. Depois, ajuda a organizar os pensamentos. Existe também uma questão quase política: quando se aprende a programar, sente-se o poder e o controle sobre essas novas tecnologias que são tão importantes para a nossa sociedade.

Adorei essa parte da entrevista e entendi porque eu uso muito o PowerPoint para expressar ideias e imagens que ajudam a visualizar o que estou aprendendo. Eu vivenciei esse processo de aprender movida pela necessidade e hoje quase não faço mais rascunhos. Tudo que faço já é direto no computador. Fui perguntando, tentando, errando e acertando, mas me encantando com essa nova maneira de me expressar. Por isso, acredito que a pessoa precisa vivenciar o processo para “entrar” nele.

"A programação pode ser útil para compartilhar ideias, para desenvolver identidade e voz, para organizar pensamentos e para as pessoas se sentirem participantes da sociedade atual."

Com todas as formas de comunicação digital, inclusive as redes sociais, aprendemos tudo que foi falado acima: compartilhar, criar identidade e voz, e nos sentirmos participantes desse processo que já iniciou e não tem como parar. Ou as pessoas entram ou ficam de fora, ficam à parte da história.

"Acho que temos três grandes metas ao ensinar as pessoas a programar: ajudar as pessoas a pensar criativamente, a pensar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente. São fatores importantes para o sucesso e a felicidade individual e para a sociedade."

Essas habilidades de pensar de forma criativa e sistematizar o que criamos para utilizar em beneficio de outras pessoas e da comunidade estimulam o trabalho de colaboração, que é o fator-chave da revolução que já se inicia e começa a acontecer na educação.

"Acredito no ensino baseado em projetos, no qual as pessoas trabalham em projetos significativos que misturam todas as disciplinas. Quando se trabalha em um projeto, é preciso escrever, resolver problemas matemáticos e ter conhecimentos científicos. Essa é a melhor preparação para o tipo de trabalho que fazemos como adultos, na vida. E a maioria das pessoas, não importa se trabalham como jornalistas, gerente de marketing, ou como políticos, todo mundo trabalha com projetos."

Aprender a trabalhar com projetos nos prepara para a vida e faz a ponte entre escola e trabalho que hoje ainda está tão falha e desvinculada. A escola, o vestibular, a preocupação para entrar na faculdade são etapas que acontecem ainda de forma antecipada, estressante e muito pouco gratificante. Onde está o autoconhecimento que nos ajuda a fazer escolhas inteligentes e que têm a ver conosco? Onde estão as habilidades que precisaríamos desenvolver para enfrentar obstáculos e vencer desafios? Como está a autoestima e a motivação do jovem quando pensa em seu futuro?

"Eu gostaria de quebrar as paredes das salas de aula de diferentes maneiras. Não quero uma sala maior, mas fazer as pessoas trabalharem em projetos, que podem durar longos períodos de tempo, que mesclem disciplinas e que sejam significativos para suas vidas fora da escola. Que o que se trabalhe dentro da escola faça sentido também fora dela."

O que acredito é em dar sentido e ter um propósito que nos permita concluir que a educação acontece na vida e não somente na escola. E que, em qualquer faixa etária, sempre podemos aprender e que a curiosidade que temos no jardim da infância não pode se perder. 

Fonte: Porvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário