Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Limite dá segurança


Questionamentos como “todos vão, por que eu não posso ir?” e “sou sempre o diferente” irão acontecer a todo o momento na relação com os filhos e os pais precisam analisar cada situação para aprender a estabelecer limites. Mas como fazer essa análise? Confira dicas da pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional. Para mais informações, ligue para (11) 3846-6785 ou acesse nosso site: http://www.espacoeducacional.com.br.

PENSAR- É preciso fazer uma análise no ego “Adulto”, o aspecto racional, para identificar benefícios e riscos que envolvem a situação em questão e buscar todas as informações pertinentes por fontes confiáveis.

SENTIR- Depois, é preciso “buscar dentro de nós” a voz interior que nos orienta intuitivamente na forma como devemos agir. Para ter acesso a isso, é só verificar se o sentimento é de mal-estar ou não. Inicialmente, dá uma sensação de insegurança. No entanto, errando ou acertando, porque ninguém é dono da verdade absoluta, você tem que fazer aquilo que realmente acredita, sem passar por cima de seus valores, estejam eles atualizados ou não.

AGIR- Na hora de se posicionar, é preciso firmeza e afetividade para atuar no ego “Pai Protetor”, ressaltando que você acredita que está fazendo o melhor para ele porque o ama. Mesmo que a reação de seu filho seja de contestar, chorar, ir para o quarto e bater a porta, não importa, deixe que ele expresse o que está sentindo e mantenha-se firme na decisão que tomou. Mais tarde, ele irá lembrar-se dessa situação e afirmar que você estava certo ou não e irão rir disso juntos. Essa atitude de firmeza faz com que ele, mesmo contrariado, sinta-se “protegido”, ou seja, dá-lhe segurança. Segurança de ter alguém que se importa com ele e que tem a força necessária para amar e dar limites.

Conclusão

O processo do Pensar/Sentir/Agir deve acontecer no tempo que você necessita para tomar uma decisão com transparência e firmeza. Nessa e em outras situações, você também está vivenciando um processo educativo junto com seu filho, pois aprendemos a conquistar LUCIDEZ, DISCERNIMENTO, FIRMEZA e SABEDORIA em nossas ações. É importante ressaltar que desta forma, todos juntos, pais e filhos, aprendemos com erros e acertos, como em todo processo de aprendizado. Claro que, algumas ou várias vezes, erramos. Quando isso acontecer, teremos que dar o exemplo de humildade, saber pedir desculpas e explicar o que aconteceu, pois ensinamos muito mais pela forma como agimos do que simplesmente pelo que falamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário