Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estilos de Aprendizado


VISUAL, AUDITIVO, SINESTÉSICO. Você sabe qual é seu estilo de aprendizado predominante? Tomar consciência disso é fundamental para descobrir uma forma de estudar produtiva. Procure o Espaço Educacional e saiba qual é o seu! Entenda melhor o assunto com as explicações abaixo:

Estilo de aprendizado é o modo como a pessoa aprende, ou seja, os canais que utiliza para receber e processar a informação. Existem três estilos de aprendizado (visual, auditivo e sinestésico) e, no processo da aprendizagem, todos estão presentes, mas são utilizados em diferentes proporções, determinando a individualização ou personalização do processo.

ESTILO VISUAL

O aprendizado visual ocorre a partir da visualização da informação por meio da observação de imagens e palavras. Utiliza a visão e valoriza a aparência. O aluno que tem esse estilo predominante prefere acompanhar explicações orais com um apoio visual por meio de recursos, como lousa, slides, vídeos, filmes. Assimila melhor um assunto quando grifa, faz anotações ou registros.

Dicas para estudar melhor:
- Experimente recursos e técnicas de estudo como quadros-resumo, esquemas, anotações e representações gráficas, instrumentos que auxiliam rever o conteúdo de forma rápida e que facilitam a fixação;
- Após o estudo de um assunto, monte um vocabulário com as palavras-chave, pois terá um levantamento organizado das informações principais. Pode fazer isso no computador ilustrando.
- Para interpretar os enunciados dos exercícios de provas, grife as palavras-chave, destacando o que está sendo pedido e analisando os recursos que pode utilizar antes de resolver ou responder a questão.

ESTILO AUDITIVO

O aprendizado auditivo ocorre a partir do código acústico da informação, ou seja, aprende ouvindo. Utiliza a audição e valoriza o som. Algumas pessoas são preferencialmente auditivas, raciocinam falando consigo mesmas e ouvem cuidadosamente o que os outros dizem. Esses alunos acompanham com facilidade as explicações do professor em sala de aula e retêm a maioria das informações.

Dicas para estudar melhor:
- Mantenha a concentração em sala de aula, pois consegue reter a maioria das informações;
- Utilize o recurso de retomar o assunto por meio de vídeos ou CDs;
- Explique e/ou discuta oralmente o assunto com outra pessoa;
- Coloque também as ideias no papel ou no computador, de forma sucinta e objetiva, para trabalhar a fixação do conteúdo.

ESTILO SINESTÉSICO

O aprendizado sinestésico ocorre de forma ativa e vivencial, ou seja, aprende fazendo. Utiliza a maioria dos orgãos dos sentidos, principalmente o tato, e valoriza o significado. A pessoa aprende fazendo, ou seja, movendo-se, experimentando, utilizando as sensações.      
Dicas para estudar melhor:
- Criação de cartazes e fichas-resumo são recursos sinestésicos que funcionam bem no estudo;
- Associe os conceitos com situações do cotidiano;
- O tempo que “se perde” na construção do que é aprendido utilizando técnicas de estudo (esquemas e quadros-resumo) ganha-se na assimilação do conteúdo;
- A variedade de recursos utilizados para estudar é diretamente proporcional ao grau de assimilação.                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário