Os resultados do ENEM mostraram uma realidade: “Os alunos brasileiros, de escolas públicas e particulares, concluem o Ensino Médio com deficiências básicas”.
Causas x Consequências :
· Professores que terminam o curso de Pedagogia com um índice muito baixo de “parte prática“. Os professores recebem teoria, mas não o preparo para transformar teoria em prática, com possibilidade de experimentar, discutir habilidades e dificuldades, enfim, vivenciar, antes de planejar e realizar suas aulas.
Obs: Os professores que já fizeram parte da equipe do EE sempre enfatizaram que o Espaço Educacional foi o local onde mais aprenderam. Por quê? Nossas reuniões semanais de formação sempre funcionaram como um laboratório de aprendizagem.
· Modelo único com foco no conteúdo e não no processo de aprendizado.
Obs: A necessidade de desenvolver habilidades com diferentes recursos e explorar os estilos visual e sinestésico de aprendizado é fundamental, pois embora a minoria das pessoas tenham a predominância do Estilo Auditivo de Aprendizado, nas escolas, pelo volume do conteúdo a ser trabalhado, este é o estilo mais utilizado.
· Os alunos brasileiros acumulam deficiências do Ensino Fundamental, que não resolvidas, vão minando as etapas seguintes e dando origem aos problemas, que só vão aumentando, no decorrer da vida escolar.
Obs: Diagnosticar a necessidade do aluno e da classe antes de trabalhar o conteúdo atual é muito importante para evitar o acúmulo de dificuldades que impedem o aprendizado real. Caso contrário, os professores “dão sua aula” e os alunos ficam apenas de “corpo presente” .
Nenhum comentário:
Postar um comentário