Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mudanças de paradigmas e o desafio da educação

MUDANÇAS DE PARADIGMAS E O DESAFIO DA EDUCAÇÂO
Jamile magrin Goulart Coelho

ANALÓGICO

       DIGITAL
FISICO

VIRTUAL
ÁTOMOS

BITS
SERVIÇOS FIXOS

SERVIÇOS MÓVEIS
COLETIVO

PESSOAL
BANDA ESTREITA

BANDA LARGA
MONOPÓLIO

COMPETIÇÃO
PROPRIEDADE ESTATAL

PROPRIEDADE PRIVADA
COMPETIÇÃO
                                                  
COLABORAÇÃO
AGILIDADE

FLEXIBILIDADE
GOVERNO E EMPRESAS

CIDADÃO
CRESCIMENTO ECONÔMICO

QUALIDADE DE VIDA
RIQUEZA E CONSUMO
PAZ E PRESERVAÇÃO


 Muito se discute e se questiona hoje sobre o ritmo acelerado das mudanças, do avanço tecnológico e os prejuízos que isso pode trazer para a educação e formação destas novas gerações (Y, Z,...), uma vez que o virtual acaba substituindo o presencial nas relações humanas.
Ao analisar a tabela montada a partir de uma excelente palestra, temos aspectos primordiais para análise da quebra de todos os paradigmas citados, uma vez que este processo foge do nosso controle e continuará sua trajetória em uma velocidade cada vez maior.
Nós, que trabalhamos na área de educação, precisamos nos atualizar para acompanhar esta mudança e atuar de forma significativa na quebra dos cinco últimos paradigmas.
Para transformar a competição em colaboração, precisamos agir agora e educar as novas gerações para atuar com cidadania e consciência, colocando nossos talentos a serviço da comunidade.
Para transformar o crescimento econômico em um aliado à qualidade de vida, precisamos reaprender a estabelecer prioridades como a educação integral do ser humano e a educação ambiental.

E, para transformar a riqueza e o consumo, em paz e preservação precisamos nos reeducar e formar uma nova geração consciente de que a alfabetização emocional e o autoconhecimento são as grandes ferramentas para que a quebra de paradigmas aconteça de forma saudável e sem desvios.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário