Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2019

Seja como um polvo: use seus tentáculos para desbravar o oceano de possibilidades da vida


Hoje, vivo sem que nada me prenda, indo aonde meu coração pede, fazendo escolhas com liberdade... Refletindo e comentando com uma amiga sobre este meu atual momento de vida, cheguei a uma comparação com um polvo

Os tentáculos representam os projetos que estão aparecendo e que “conversam com o meu coração”. São muitos e, neste exato momento, não consigo selecionar ou priorizar. 

São projetos individuais e em grupo, com crianças, jovens, adultos, mulheres, refugiadas, pais e filhos. Acontecem em diferentes espaços: no meu local de trabalho, nas escolas, em ONGs, empresas e startups. Apesar da diversidade de faixas etárias, etnias, sexo e locais, o tema é único: Educação Emocional. Esse tema representa algo que sempre acreditei desde muito jovem, consciente ou inconscientemente. 

O polvo vive no oceano com sua imensidão, profundidade, maravilhas e desafios. Eu me sinto assim, querendo expansão, profundidade no sentir para agir conectada com minha essência e propagar minha missão de vida, nos últimos setênios de minha vida. 

Este “polvo” já esteve com tentáculos atados pelas circunstancias da vida e, quando se soltaram, num primeiro momento, isso gerou muito medo. Medo de me movimentar e desbravar o oceano da vida na maturidade, com seus desafios e maravilhas, sem saber ao certo se podia ou devia fazer isso. 

Existia uma indecisão que segurava, embora não tivesse amarras externas. Era preciso enxergar as amarras internas e desfazer nós, que não são aparentes e fáceis de ver, sem sentir dor. 

Eu não estava acostumada com a imensidão, com a possibilidade infinita que a VIDA proporciona de experimentar, sem me preocupar com o externo; apenas lutando muito para garantir a paz interna e não me perder de mim. 

Agora, parece que o medo passou. E a vontade de desbravar e de compartilhar é mais forte do que tudo. A liberdade dirigida pela INTUIÇÃO me direciona aonde devo ir. A sensação é de que tudo se funde. Não existe separação. 

Dentro de mim, sempre esteve viva e pulsante a fé na EDUCAÇÃO para a VIDA, na LUZ que cada ser humano traz dentro de si e no APRENDER E ENSINAR com “brilho nos olhos”. 

O grande desafio é tomar consciência de quem somos. É ter a coragem de olhar pra dentro, aceitar nossas sombras e lidar amorosamente com elas. É permitir que a nossa LUZ brilhe, com toda intensidade, pois ninguém ocupa o espaço do outro. 

À medida que esta LUZ que existe dentro de todos nós brilhar, iluminará o nosso caminho e de todos com quem cruzarmos. Nós somos o ponto de partida para acabar com a exclusão, para quebrar paradigmas, para transformar o que quisermos e para viver intensamente esta experiência chamada VIDA, com todos os aprendizados que ela nos traz, com tanta sabedoria. 

Hoje, eu quero ser um polvo que não tem medo de se movimentar, que quer usar seus tentáculos e desbravar o oceano. 

Que assim seja!

Sobre mim - Jamile Coelho 
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário