Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Y e Z. Você sabe quais são as diferenças entre as gerações? Compartilho com vocês meu estudo e síntese sobre o assunto:
Veteranos
Slogan: “Quem dá a ultima palavra aqui sou eu.”
Época: pessoas que nasceram entre aproximadamente 1920 e 1943
Contexto Histórico: pessoas que nasceram entre a 1ª e 2ª guerra mundial. No Brasil é a geração que nasceu sob o signo do Tenentismo, cresceu durante a Revolução de 30 e passou a adolescência na Era Vargas, marcado pela visão de “Ordem e Progresso”.
Palavras-chave: o trabalho, a família, a moral e o amor à pátria.
Formação Acadêmica: faculdade era um bem quase inacessível à maioria das pessoas e não havia quase opção de cursos.
Profissões: Direito, Medicina e Engenharia
Características:
· Atitudes rígidas e controladoras
· Necessidade de segurança
· Valoriza mais a experiência do que o estudo
· Respeito e dedicação
· Lealdade e disciplina
· Respeito às hierarquias.
· Acreditar nas possibilidades lógicas e não em lances de sorte.
Conclusões:
· Esta geração aprendeu a trabalhar trabalhando, ou seja, na prática.
· Relações baseadas em uma hierarquia muito rígida em cada uma das esferas sociais.
· Na família o homem era o provedor e se valia disso para impor o comportamento dos outros membros da família (patriarcado); a mulher cuidava exclusivamente dos afazeres domésticos e da educação dos filhos (submissão).
Baby Boomers
Slogan: “Deixa que eu resolvo!"
Época: pessoas que nasceram entre aproximadamente 1945 e 1960
Contexto Histórico: Filhos dos veteranos, sentiram na pele a necessidade de provar que também tinham valor, apesar de não terem passado pela guerra. Protestaram contra a guerra do Vietnã, contra a ditadura militar, se tornaram altamente politizados e lutaram pela liberação sexual. No Brasil, cresceram sob o eco de “cinquenta anos em cinco” do presidente Juscelino Kubitschek e têm em comum colocar o trabalho em primeiro plano mesmo que tivessem que sacrificar tempo para família e lazer.
Palavras-chave: Confiança, crença no futuro, estabilidade financeira.
Formação Acadêmica: Formação Universitária
Profissões: Economia,Administração,Ciências Contábeis,Marketing, Comércio Exterior
Características:
· Engajar-se em questões políticas
· Acreditar no progresso econômico e social
· Forte senso de oportunidade
· Crença no futuro
· Comportamento otimista diante das adversidades
· Ser obcecado pelo trabalho, em detrimento da vida familiar
· Achar-se capaz de resolver tudo sozinho
Conclusões:
· Os boomers são, atualmente, maioria nos postos de direção das grandes empresas e nas esferas governamentais. E ainda vão liderar nos próximos anos a maioria das empresas.
· A mulher começa a se beneficiar da praticidade dos eletrodomésticos comprados pelo dinheiro e já consegue a “permissão” do marido para trabalhar fora (movimento iniciado na década de 30 e que se estende até os dias atuais).
Geração X
Slogan: “Eu trabalho para viver, não vivo para trabalhar.”
Época: pessoas que nasceram entre aproximadamente 1961 e 1980
Contexto Histórico: Filhos dos boomers, não tinham mais a mãe em casa para cuidar da alimentação deles, pois as mulheres já estavam trabalhando fora, brigando pelo espaço de trabalho. Esses filhos tiveram que aprender a se virar sozinhos, se alimentando de produtos industrializados que o dinheiro dos pais podia comprar. A partir da década de 70, o Brasil passou a ter uma população urbana maior que a rural e a vida nas cidades acentuou o distanciamento das pessoas, que se refletiu nas tribos que coexistiam na década de 80 (Filosofia Yuppie, movimento Punk, New Wave e os Darks) com valores e comportamentos opostos.
Palavras-chave: Liberdade e autonomia, prazer e sentido na vida pessoal e profissional, autossuficiência.
Formação Acadêmica: Curso universitário, Pós –graduação, domínio do inglês.
Profissões: Profissões autônomas
Características:
· Autoconfiança e ceticismo
· Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
· Cumprir objetivos e não prazos
· Ser informal no modo de vestir-se e de relacionar-se com pessoas.
· Ter aversão a estruturas hierárquicas muito rígidas.
· Buscar trabalhos que lhe permitam a liberdade de pensar e agir por conta própria.
· Necessidade de feedback.
· Encontrar sentido nas pequenas coisas cotidianas
· Gostam de ter noção das etapas que compreendem o que eles estão fazendo.
Conclusões:
· As atitudes contestadoras desta geração X abriram caminho para questionamentos e comportamentos ainda mais desafiadores que apareceriam na geração posterior.
· Esta geração foi a primeira a enfrentar a dor de viver em famílias fragmentadas, separadas e essa condição se refletiu em seu comportamento pessoal e profissional.
Geração Y
Slogan: “Eu sou dono do meu nariz”
Época: pessoas que nasceram entre 1981 e 1992
Contexto Histórico: Filhos da geração X, a expressão mais comum para designar esta geração é: “eles vieram ao mundo com um chip na cabeça”. Esses jovens comportam-se, agem, pensam e tomam decisões na velocidade dos computadores de última geração. Mantendo a metáfora tecnológica, enquanto a geração X opera em sistema analógico, a Y já é totalmente digital. O avanço tecnológico fez com que esta geração crescesse com TV a cabo, controles remotos, videogames, internet e celulares, que os transformaram em seres plugados em um mundo virtual e global que, no entanto, lhes chega fragmentado.
Palavras-chave: Intuição, criatividade, multifuncionalidade
Formação Acadêmica: Falam dois ou três idiomas, Intercâmbio, Universidade, Mestrado, Doutorado, MBA.
Profissões: Profissões diversas, passam por processos seletivos para serem trainees em empresas, são empreendedores.
Características:
· Rapidez de raciocínio
· Capacidade de desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo.
· Adepto de ações coletivas
· Absorção de um grande número de informações
· Intuitivos
· Autoestima e autoconfiança bastante elevadas, às vezes, até superelevadas
· Posiciona-se contra categorização de raça, sexo, religião e posição social
· Necessidade de queimar etapas, pois não aprenderam a vivenciar o processo de construir.
· Dificuldade em correlacionar conteúdos, restando-lhe uma visão fragmentada e desorganizada das informações.
· Desenvoltura para cobrar seus direitos na família e no trabalho
· Ser apolítico.
· Valoriza pessoas que se preocupam com questões sociais e a preservação do planeta.
Conclusões:
· A geração Y vive numa sociedade em que tudo é temporário e moldável, pois instituições, quadros de referência, estilos de vida, crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de solidificar costumes, hábitos e verdades. Viveu o tempo todo em ação (após a escola, aulas de natação, inglês, computação, etc) e se tornou inquieto, impaciente, ansioso com o excesso de direção.
· Esta geração quer crescer rapidamente no mercado de trabalho, ocupando cargos de gerentes, diretor, presidente, sem levar em consideração o caminho para chegar até lá.
· Esta geração precisa de um líder ou tutor que sirva de exemplo, que respeite porque é coerente em seu discurso e ação, que lhe dê feedback, pois é inexperiente em relações humanas e acha mais fácil mudar de rumo do que lidar com dificuldades de relacionamento que lhe for imposta, ou seja, precisa de um trabalho de competência emocional (autoconhecimento e assertividade nas relações humanas).
Geração Z
Slogan:”Eu sou plugado”
Época: Nascidos entre 1993 e 2009
Contexto Histórico: Seu mundo é tecnológico e virtual. Para eles, é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição e cada vez mais novidades neste ramo. Sua vida é regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.
Se a vida no virtual é fácil e bem desenvolvida, muitas vezes a vida no real é prejudicada pelo não desenvolvimento de habilidades em relacionamentos interpessoais. Vive-se virtualmente aquilo que a realidade não permite. Talvez daí venha o fascínio dos jovens por jogos fantasiosos onde estes podem ser o que quiserem, sem censura ou reprimenda.
A Internet promove grandes mudanças sociais e essas gerações têm sido os principais agentes de mudança, dependendo do seu grau de interação social, isto é, da sua capacidade de influenciar pessoas por meio de suas ações na web.
Para quem não sabe, o “Z” é a denominação comum daquilo que esses jovens fazem de melhor: zapear, saltando com desenvoltura da TV para o telefone; do videogame para alguma rede social na web; ou do MP4 para o e-book.
Formação Acadêmica: A Geração Z é um tanto quanto desconfiada quando o assunto é carreira de sucesso e estudos formais, pois para eles isso é um tanto quanto vago e distante. Segundo especialistas, poderá haver uma “escassez” de médicos e cientistas no mundo pós-2020.
Características
· Deixar de dar valor às coisas rapidamente
· Falta de expressividade na comunicação verbal
· Rapidez de raciocínio e “queima” de etapas no aprendizado seja ele formal ou informal.
· Eles pensam de uma maneira diferente, encaram o mundo de uma maneira diferente. O que antes valia muito uma hierarquia vertical, hoje funciona na horizontal. Eles falam com o chefe em igualdade de condições mesmo que o outro tenha mais poder que ele, pois não é isso que importa.
· Menos experiente, mas com mais criatividade.
· Aptidão para fazer várias tarefas ao mesmo tempo e são movidos por desafios.
Conclusões
· Muitos deles sofrem com a falta de expressividade na comunicação verbal, o que acaba por causar diversos problemas principalmente com a Geração Y, anterior a sua. Essa geração também é marcada pela ausência da capacidade de ser ouvinte.
· Enfim, essa geração - chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estar sempre com fones de ouvido (seja em ônibus, universidades, em casa...), escutar pouco e falar menos ainda – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes. A inteligência Linguística ou verbal precisa ser desenvolvida.
· Esta geração participa e engaja-se em propostas sociais com muita facilidade por meio da internet e acredita que pode mudar realidades pela repercussão e alcance hoje das redes sociais em todos os setores da vida. Ex: aluno que coloca os problemas da escola na internet.
· A chamada Geração Z é um fenômeno que encanta e surpreende pela sua enorme capacidade de assimilar as transformações tecnológicas em curso, neste mundo 2.0. É a geração da divulgação através do marketing digital, que faz quase que 100% de suas compras online e é muito adepta ao empreendedorismo nesta área que domina como nenhuma outra geração, começando muito cedo um “negócio próprio” na área digital.
· Contudo, o amadurecimento que vem com o passar dos anos deve trazer também um senso de responsabilidade a estes jovens (que certo dia deixarão de ser jovens) e passarão a se fixar mais em seus objetivos profissionais. Em uma primeira experiência em empresas, apresentam uma tendência de só permanecer se encontram prazer e desafios, o que interfere no comprometimento. O mercado de trabalho recebe essa geração com expectativa de uma autogestão, que realmente saiba administrar a carreira.
Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.
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