No texto anterior, falamos sobre as características de cada geração: Veteranos, Baby Boomers, Geração X, Y e Z. Agora, é a vez de responder às perguntas: "o que uma geração pode aprender com a outra?" e "como gerir os conflitos entre pessoas de diferentes gerações?". Vamos lá:
O que uma geração pode aprender com a outra?
Generosidade mental - ensinar o que se sabe
Coerência ética - praticar o que se ensina
Humildade intelectual - perguntar o que se ignora
O que gera conflito entre gerações?
As necessidades e expectativas das gerações são diferentes, porque o contexto social, cultural, político e econômico que cada uma viveu gerou um sistema de crenças diferente e, como consequência, um comportamento perante a vida.
Conflito
O que é?
Profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes. Choque, enfrentamento.
O que causa?
Julgamento, rótulo e comparação.
Quando acontece?
Acontece quando as necessidades e expectativas são divergentes.
Onde acontece?
Na vida pessoal e no ambiente de trabalho, onde temos pessoas de diferentes gerações convivendo no dia a dia, resolvendo problemas, interagindo, divergindo, ensinando e aprendendo juntas.
O que impede ou soluciona o conflito?
Comunicação emocionalmente inteligente, flexibilidade e empatia.
Quais são as inteligências envolvidas na gestão de conflitos entre as gerações?
Inteligência Intrapessoal (autoconhecimento)
A Inteligência Intrapessoal nos ajuda a ganhar consciência de nossas habilidades e fragilidades, além de fazer escolhas alinhadas com quem verdadeiramente somos.
O autoconhecimento propicia um novo olhar para:
- si mesmo e para os outros, com respeito
- as diferenças, como outro ponto de vista
- validar o ponto de vista do outro
Inteligência Interpessoal (empatia)
A Inteligência Interpessoal nos ajuda a sair de “nosso pensar e sentir” para nos colocarmos no lugar do outro e entender o que ele está pensando e sentindo.
A empatia nos ensina a exercitar: um novo olhar, a escutar, a chance de se permitir receber a perspectiva do outro, de conhecer um mundo que não é o seu. Também faz com que aprenda com outro ponto de vista, promovendo conexões entre as pessoas.
A boa notícia é que 98% das pessoas têm a capacidade de desenvolver empatia, de se colocar no lugar do outro, ver o mundo pelos olhos de outra pessoa. Mas nós nem sempre usamos isso.
A outra boa notícia é que empatia é uma habilidade que se pode aprender e se ensinar.
Inter+ Intrapessoal ( Inteligência Emocional)
A Inteligência emocional é formada pela junção da Inteligência Intrapessoal e Inteligência Interpessoal.
Inteligência Linguística ou verbal (comunicação)
A comunicação é a forma como vamos expressar o que pensamos e sentimos, nos posicionando diante de situações e pessoas. Uma comunicação emocionalmente inteligente nos ajuda a dar feedbacks honestos e respeitosos, e a evitar ou mediar conflitos.
Conclusões
- Adquirir autoconhecimento e empatia é um processo evolutivo que parte da dependência, caminha para a independência até chegar na interdependência.
- Temos pessoas de diferentes gerações nos três estágios, pois este processo não é linear.
- Embora façamos parte de uma geração pelo critério cronológico, podemos apresentar características de diferentes gerações de acordo com a história de vida e o perfil de cada um.
- Quanto maior autoconhecimento, empatia e flexibilidade, mais rápido caminharemos para a interdependência.
- Interdependência é o que o mundo atual exige e ela depende do desenvolvimento da qualidade da comunicação, da inteligência emocional, do colaborar e do compartilhar. Essa é a verdadeira educação. Isso é educar para a vida.
Referências bibliográficas
Empatia - The School of life
Líder Educador - Prof. Mario Sergio Cortela
Os 7 hábitos altamente eficazes – Franklin Covey
Inteligências Múltiplas – Howard Gardner
Sobre mim - Jamile Coelho
Sou consultora de projetos educacionais e sempre acreditei em educação para a vida, autoconhecimento e inovação. Confira minha história e meu trabalho no site www.jamilecoelho.com.br. Contato: (11) 94171-4477, jamile.coelho6 (Skype) e jcoelho@espacoeducacional.com.br.
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