O Espaço Educacional realizou o Projeto Alfabetização Emocional (PAE) com crianças do Centro de Criança e Adolescente (CCA) Santa Teresa de Jesus. Confira detalhes sobre a proposta e os ótimos resultados:
O Projeto Alfabetização Emocional nasceu para materializar a importância da inteligência emocional em nossa vida, não importa a faixa etária.
Ele representa o conceito de Educação para a Vida, pois o aprender e o ensinar só acontece quando estamos envolvidos emocionalmente na situação e, da mesma forma que pode estimular o nosso aprendizado, pode também bloquear.
O aprender nos acompanha desde a infância até a maturidade. Estar vivo é manter o brilho nos olhos para aprender em qualquer situação.
A vida é composta de experiências com erros e acertos, que acionam imediatamente nossas emoções. E estas emoções precisam ser expressadas de diferentes formas para que aprendamos a lidar com elas de forma saudável.
Aprender a olhar para dentro de si mesmo e acessar pensamentos e sentimentos (Inteligência intrapessoal) e aprender a se colocar no lugar do outro, com empatia, (inteligência interpessoal) é desenvolver a nossa inteligência emocional.
O nosso desafio é trabalhar a alfabetização emocional da infância à maturidade.
Aprendendo com as emoções (resultados)
Medo (dobradura ou origami)
Curiosidade
Aprender com curiosidade, desconstruindo o medo de errar.
Alegria (Cartaz da alegria - recorte e colagem)
Entusiasmo
Brilho nos olhos e motivação em uma situação colaborativa de aprendizado.
Raiva (argila ou massinha - modelagem com as mãos)
Determinação
Persistência para conseguir o que se deseja.
Tristeza (instrumento musical personalizado)
Acolhimento
Capacidade de acolher e expressar a tristeza para transmutar.
Afeto (mandala - dança circular)
Colaboração e união
Aprender a tecer relações com afeto e a construir uma rede de colaboração e união entre as pessoas.
Eu, o outro e a energia das emoções (O que meu nome fala de mim? / Ikebana)
Autoestima, doação e desapego
Aprender a compartilhar, a doar e a desapegar.
Complementos
Nenhum comentário:
Postar um comentário