Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Como lidar com os erros


Como você lida com os erros que comete? Você não os aceita? Pois saiba que encará-los e transformá-los em oportunidade de aprendizado é o caminho para crescer. Esse é o assunto de um texto publicado no site Itaú Mulher Empreendedora. Confira a reflexão:

Errar faz parte! Errar é humano! É errando que se aprende! Quantas e quantas vezes ouvimos essa frase durante a nossa vida, desde crianças. Mas apesar disso, depois de adultos, o erro passa a nos assustar e paralisar. Vivemos uma época em que se cultua o sucesso, as pessoas compartilham o que deu certo, mas, por vergonha, não mencionam os erros cometidos no meio do percurso. É preciso mudar essa postura. Afinal, não há empreendedor que não tenha errado em algum momento. A grande questão é a forma como se encara o insucesso.

Para entender melhor essas questões, conversamos com a educadora Georgya Correa, que há 11 anos fundou, com as sócias Rosa Bertholini e Elaine Naldi, a escola Teia Multicultural. “Valorizamos a educação integral do indivíduo para desenvolver os aspectos emocionais, físicos e cognitivos. Assim, ao invés de apresentar conceitos que devam ser repetidos, fazemos perguntas e os alunos chegam às suas respostas, investigam, descobrem, experimentam, desenvolvendo esses conteúdos de maneiras bem diversas, com prática e registro sistematizado”, conta. Confira, aqui, o que esta expert em educação pensa sobre os erros e acertos da vida.

Você concorda com o ditado: “É errando que se aprende”?

Georgya Correa: Sim. É no exercício do experimentar, perceber o que deu errado, o que não funcionou ou aonde erramos que podemos nos rever, repensar nossos conceitos e nossa prática, transformar o que estava inacabado, incompleto ou errado. Somos todos seres inacabados, em constante aprendizagem e transformação. Quando tomamos consciência dessa verdade e aceitamos nossas imperfeições, podemos melhorar.

Isso é possível de se observar facilmente no dia a dia das crianças, mas também na rotina dos adultos. Estamos sempre aprendendo, revendo, buscando outras maneiras para conseguir chegar aos nossos objetivos. Na nossa história como empresárias, por exemplo, constatamos a importância de repensar estratégias. Quando inauguramos a Teia e nos submetemos à aprovação na Diretoria de Ensino, a Educação Infantil foi aprovada, mas o Ensino Fundamental não. Funcionamos com mandato de segurança e chegamos quase a desistir. Mas resolvemos persistir, rever algumas coisas, reorganizar outras e entramos com o pedido para autorização novamente. Fomos aprovadas e hoje servimos como modelo e fomos indicadas como uma escola Integral e Inovadora pelo MEC.

Até que ponto errar é humano e os erros norteiam o nosso aprendizado? Quando podemos notar que extrapolamos e é hora de parar?

Georgya Correa: Acredito realmente que o erro faz parte da construção, do aprendizado, do crescimento. Mas é essencial aprender com os erros, caso contrário a insistência se torna rebeldia, perde o sentido. A melhor maneira de verificar se estamos no caminho certo é observar os resultados. Analisar se eles estão de acordo com o nosso propósito, com aquilo que acreditamos e almejamos.

Como fazer dos erros um aprendizado realmente eficaz?

Georgya Correa: Tendo, em primeiro lugar, abertura para olharmos para nós mesmos, com tranquilidade, para perceber o que sabemos e onde temos dúvidas e precisamos de ajuda. Essa ajuda pode vir de um estudo, um amigo, um orientador. Percebendo o erro, sem se culpar, apenas aceitando os limites pessoais, procurar ultrapassá-lo. Para ultrapassá-lo é preciso experimentar um novo caminho, talvez outra maneira de fazer a mesma coisa. Algumas vezes, como na escrita de uma criança recém alfabetizada que escreve “caza”, a palavra escrita está certa, o erro está apenas em uma letra! Ou seja, é importante relativizar os erros e fracassos, olhar sobre outra perspectiva.

Então, fica a dica: ao invés de “jogar a toalha” diante do fracasso, aproveite a oportunidade para repensar as estratégias, rever suas escolhas e reavaliar o seu negócio. O erro pode – e deve - ser uma ótima oportunidade de aprendizado. E para a sua empresa crescer e amadurecer, faça um exercício de perseverança. Cair e levantar inúmeras vezes, encarar o não de frente, recomeçar e recomeçar, como fazem as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário