Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Projeto Recomeçar



Vai fazer ou tem 18 anos ou mais e não conseguiu concluir o Ensino Médio? Repetiu várias vezes e precisa superar rótulos negativos e redirecionar a vida escolar? Quer resgatar a autoestima e o prazer em aprender, além de se preparar para o ENEM e vestibular? O Projeto Recomeçar, do Espaço Educacional, é a ajuda que você precisa! Confira detalhes:

Situação-problema comum: associar o aprender a situações negativas

Atualmente, inúmeros estudantes no Brasil todo, tanto de escolas públicas como de escolas particulares, apresentam este quadro: repetências, evasão escolar, baixa autoestima, desgaste no relacionamento familiar, defasagem de conteúdo e bloqueio em relação ao aprender.

O que acontece com esses estudantes?

Ficam perdidos no caminho de aprendizado e se afastam dele, porque aprender e estudar passam a representar sofrimento, desgaste no relacionamento familiar, incapacidade e tristeza.

Por que esses estudantes não querem continuar na escola regular?

Na escola, não há mais espaço para que eles:

- assimilem o conteúdo de anos anteriores; 

- resgatem a autoestima que perderam pelo caminho com tantos "rótulos" que foram acumulando;

- descubram que o aprender pode ser produtivo e também prazeroso; 

- retomem seu caminho de aprendizado que ficou bloqueado por tanto tempo.

É possível recomeçar?

Claro! A pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional, acredita nisso e apresenta o Projeto Recomeçar. Ele nasceu para atender esta necessidade: estudantes que, por algum motivo, perderam o rumo da vida escolar, associam o aprender a situações negativas e não se adaptam mais ao funcionamento da escola regular.

O que é essencial para esses estudantes recomeçarem de forma diferente?

No Espaço Educacional, vamos acolhê-los e resgatar tudo que ficou perdido pelo caminho do aprendizado. Conseguimos fazê-los acreditar que sempre é possível recomeçar, desconstruir para construir de novo, de forma diferente.

Como eles se preparam para adquirir o diploma?

A cada ano, esses jovens estudantes chegam ao Espaço Educacional, reescrevem a sua história e se preparam para prestar o ENEM, para obter o diploma do Ensino Médio e prestar vestibular. Quando saem, fazem parte da história do Espaço Educacional, formando laços de afeto e confiança que irão se manter por uma vida toda. 

E como acontece o trabalho da equipe de professores no Projeto Recomeçar?

A partir da proposta pedagógica do Espaço Educacional, que se apoia no tripé: cognitivo (pensar), emocional (sentir) e comportamental (agir), uma equipe de professores especializados e educadores resgata a autoestima e o prazer em aprender desses estudantes e os prepara para o ENEM e vestibular. Eles frequentam o EE no período da manhã com aulas individuais, duplas e/ou mini-grupos.

Como o trabalho é personalizado?

A partir do resultado do Perfil Cognitivo, ferramenta de autoconhecimento exclusiva do EE, personalizamos o trabalho utilizando técnicas de estudo, recursos pedagógicos e motivacionais para prepará-los para o ENEM e concluir, com sucesso, mais uma etapa da vida escolar.

Qual é o histórico do Projeto Recomeçar no Espaço Educacional?

Muitos estudantes com essa história já passaram pelo Espaço Educacional e, graças a um trabalho com muita competência, criatividade e afetividade, vamos trazendo-os de volta ao caminho do aprendizado.

Volta o brilho nos olhos, aparece a alegria, a reconquista da autoestima e do prazer em aprender. E, aos poucos, o recomeçar acontece e aparece a pessoa, o jovem, o ser humano incrível que estava ali escondido, camuflado, cheio de medo de não ser bom o suficiente. 

Depoimentos

“Procuramos o Espaço Educacional num momento bastante conturbado da vida escolar de nosso filho Marcelo. Ele havia repetido de ano e mesmo assim não estava conseguindo acompanhar o ritmo exigido pelo colégio em que estudava. Víamos em seus olhos a angústia e aflição pela qual estava passando.

Algumas estratégias forma avaliadas por nós, pais do Marcelo, mas também nos sentíamos meio perdidos, sem ter certeza do que seria melhor para ele.

Até conhecermos e sermos recebidos pela Jamile e por sua equipe de professores.

O respeito às limitações momentâneas e a vontade sincera de querer compreender e ajudar os alunos foi o que nos fez apostar no Espaço, que, afinal, oferecia um tipo de ensino nada convencional.

E, que bom! Aos poucos Marcelo foi recobrando sua confiança e reforçando sua autoestima. Em seus olhos já não víamos mais aflição, mas sim curiosidade.

Hoje, após três anos no Espaço Marcelo está enfrentando provas de vestibular com tranquilidade.

Sentimos que o Espaço foi parceiro dele nesta luta. Sempre acolhedor, compreensivo, mas também cobrador de uma postura ativa do aluno.

Enfim, esse período ficará marcado pra sempre na vida do Marcelo e na nossa também. 

Agradecemos muitíssimo à Jamile e a toda sua mais que especial equipe!”

Danielle


“Os anos em que o Gabriel esteve no Espaço Educacional, foram muito importantes e gratificantes, não só para ele como para nós também. 

A acolhida de todos, o carinho foram fundamentais para recuperar a auto-estima e a autoconfiança. No Espaço Educacional não só se aprende a estudar como a gostar de estudar, de se interessar pelas coisas, o indivíduo é muito valorizado nas suas qualidades. Foi uma experiência maravilhosa e que valeu muito a pena!

Hoje sentimos o Gabriel mais fortalecido e estruturado para tomar decisões futuras, quanto a sua carreira. O carinho e dedicação da equipe foram fundamentais para se alcançar o resultado final. Só temos a agradecer a todos do Espaço Educacional.”

Téca e Carlos

"Rápido, simples e do fundo do coração - tentei falar isso na sexta, só que a emoção atrapalhou; mas é no que acredito: em tempos de avanços tecnológicos, ainda acho que a tecnologia de ensino mais revolucionária é o afeto. Só com ele estabelecido é que se dá a construção, a partilha e a aquisição duradoura do conhecimento. E o Projeto Recomeçar é perfeito para que isso aconteça, pela proximidade que proporciona entre os alunos e nós, professores. Ensinamos e aprendemos muito e, em 2016, ensinaremos e aprenderemos novamente, porque isso é que nos move e alimenta. 

Beijos e um ótimo Recomeçar para todos e todas nós!"

professora Maria Fernanda Dias Aguiar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário