Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Birra - entrevista Domingo Espetacular



Seu filho faz birra? Você sabe como lidar com a situação? A diretora do Espaço Educacional, Jamile Coelho, deu uma entrevista ao Domingo Espetacular, da Rede Record, sobre o assunto. Confira as dicas na reportagem e mais detalhes neste roteiro abaixo:

1 - O que é a birra?

Birra é uma forma de pedir limites. A falta de limites gera insegurança na criança.

2 - Por que as crianças fazem birra?

Para chamar atenção e porque não aceitam limites.

3 - Quando a birra ocorre?

Ela pode ser um comportamento pontual ou constante.

4 - A birra é um jogo psicológico? 

Quando é constante, torna-se um jogo psicológico entre os pais/responsáveis e a criança. E jogo psicológico não é saudável, pois é um jogo de poder. Não é algo unilateral, pois tem um componente da criança e dos pais/responsáveis.

5 - Como acontece esse jogo de poder?

Todos os pais têm uma criança dentro de si e, quando a birra acontece, a “criança” dos pais é fisgada pela criança que está fazendo birra e aí começa um jogo de poder. Muitas vezes, os pais, por medo do “vexame” e do julgamento dos outros, fazem o que a criança quer e alimentam essa atitude. Assim, o comportamento vira uma estratégia para a criança conseguir aquilo que quer. A criança faz uma leitura da nossa comunicação não-verbal e, inconscientemente, começa a manipular os pais.

6 - Qual é o resultado destas situações?

A criança não aprende a enfrentar dificuldades, tornando-se ainda mais insegura e, ao mesmo tempo, tirânica, pois tem o controle da situação. Os pais tornam-se pessoas estressadas, desgastadas por esse tipo de situação e o medo toma conta da família. Isso gera um ambiente familiar tenso e pouco favorável para educar.

7 - Como lidar com a birra?

A conversa é o caminho correto. Violência nunca, porque você está ensinando por meio da forma como age. Firmeza é uma coisa, violência é outra. Como educadora, posso afirmar que o autoconhecimento pode auxiliar os pais neste processo, ajudando-os a lidar melhor com essas situações.

O Perfil Cognitivo do Espaço Educacional é uma ferramenta de autoconhecimento com uma linguagem simples e que pode auxiliar os pais no processo de autoconhecimento. A busca do equilíbrio entre razão e emoção para enfrentar problemas sempre foi um comportamento educativo e saudável. Ter consciência do seu perfil e, principalmente, estar alinhado com seus valores, são formas de conquistar relações saudáveis na família.

“Educar dá trabalho” é uma frase antiga, mas o trabalho aqui é os pais irem aprendendo e evoluindo à medida que educam os filhos, pois ensinar e aprender caminham juntos em qualquer etapa da vida. E acredito que filho é a nossa maior motivação para aprender sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário