Páginas

sábado, 14 de junho de 2014

Design Thinking



Você sabe o que é Design Thinking? Confira detalhes sobre essa forma inovadora de resolver problemas em conjunto que já é utilizada no Espaço Educacional: 

O Design Thinking é uma forma inovadora de resolver problemas em conjunto que parte dos seguintes pressupostos: cada ser humano tem seu potencial, talentos e habilidades que precisam ser compartilhados; trabalhar com espírito de colaboração e empatia só gera riquezas para o desenvolvimento de cada um e do grupo; podemos criar soluções que podem ser entendidas, construídas e aplicadas e remodeladas em conjunto.

É um modelo mental, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas por meio de um olhar humano. Ao baixar as barreiras da hierarquia e do pensamento exclusivamente cartesiano, oferece um espaço para as ideias emergirem sem julgamentos antecipados, fazendo com que o nosso cérebro seja forçado a sair da sua zona de conforto, e, a partir daí, enxergar futuros desejáveis.

Precisamos pensar em novas escolhas, em novos futuros que consigam responder à complexidade do mundo que vivemos hoje. Pensar e agir da mesma maneira como agimos há 100 anos não vai nos levar a futuros diferentes. O Design Thinking se propõe a uma nova maneira de pensar, é um processo criativo baseado em três grandes valores: empatia, colaboração e experimentação.

O grande diferencial do Design Thinking é o foco no ser humano. Todos temos a capacidade de usar o nosso conhecimento de maneira complementar ao de outros. Quando uma pessoa pensa em um problema, ela certamente tem uma visão única sobre ele, mas, se multiplicarmos os olhares, teremos diferentes perspectivas, chegando mais perto do que é esse problema na realidade. Essa diversidade de olhares somada a multidisciplinaridade nos permite enxergar oportunidades e soluções que jamais seriam possíveis se geradas por uma só cabeça.

A tecnologia faz parte de nossa vida, mas o pensar, sentir e agir é do ser humano, pois a ele cabe fazer tudo ganhar significado e propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário