Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

A minha história com Gustavo e João Vitor


A pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional, elaborou o Perfil Cognitivo de Gustavo Torres e João Vitor Pereira, e se emocionou com o depoimento do Gustavo em seu blog (clique aqui para ler). Confiram a visão da Jamile sobre sua história com os dois jovens:

Gustavo Torres e João Vitor Pereira são alunos do Ismart que cursam o ensino médio no Colégio Santo Américo. Eu os vi pela primeira vez no vídeo do Ismart Online dando os seus depoimentos para incentivar outros alunos a correrem atrás de seus sonhos.

No lançamento do Ismart Online, encontrei pessoalmente o Gustavo e ofereci um trabalho de Vocacional para ele. Ficamos amigos no Facebook e marcamos nosso encontro. Esse encontro foi excelente, pois conversamos, elaboramos e discutimos o seu Perfil Cognitivo e percebi o quanto era receptivo a um trabalho de autoconhecimento. Por isso, tudo fluiu.

Neste contato, conheci o projeto que ele e um amigo, João Vitor, estavam realizando com jovens da comunidade em que vivem no bairro do capão Redondo, o DSJ (Descobrindo o Sonho Jovem). O objetivo desse projeto é despertar nos jovens da comunidade onde vivem a consciência de que é possível acreditar e lutar pelos seus sonhos. 

Elaborei também o Perfil Cognitivo do João Vitor e fiz um estudo comparativo do potencial de cada um, discutindo pessoalmente com eles e mostrando o quanto se complementam em termos de competências e habilidades para atuar juntos.

Vi nesses dois rapazes de 17 anos uma consciência social e uma vontade de ajudar que me encantou. 

Na semana anterior, o índice de curtidas do Espaço Educacional aumentou muito e eu não identificava o motivo. Foi quando fiquei sabendo de uma publicação no blog do Gustavo em que falava sobre tudo que fizemos juntos. Foi então que entendi de onde vinham tantas pessoas novas.

Vejam o movimento da vida quando existe um espírito de colaboração entre as pessoas, não importa a faixa etária e onde moram, pois a cidade de SP é imensa e nós nos encontramos, eu o ajudei e ele me retribuiu, mesmo que não de forma intencional. 

Quando li tudo que ele escreveu no blog, eu me emocionei e senti nascer dentro de mim um sentimento de gratidão pela vida, pelos encontros que ela nos proporciona e pelo espírito de doação que existe dentro de cada um de nós e que, muitas vezes, só precisa vir à tona por algum motivo maior que a gente nem entende.

Eu estou dando uma pequena colaboração neste projeto (DSJ), mas recebendo e aprendendo muito com esses jovens. Acredito que o que nos uniu é o fato de acreditarmos em sonhos e lutarmos de corpo e alma para que eles se realizem. Essa sempre foi a tônica de minha vida e é a deles também.

Esta história real e atual responde a uma pergunta: O que uma geração pode aprender com a outra? Tudo que quiser e necessitar. O aprendizado nos acompanha a vida toda e promove encontros para essa troca. É só estar atento aos sinais e ter o coração aberto, que tudo flui. Essa é a nossa história, Gustavo e João Vitor, que começamos a escrever apenas algumas linhas, mas que ainda há muito a ser compartilhado. Sou grata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário