Você sabia que é possível tornar a aula tão legal quanto um game? A conclusão do texto apresentado pelo site do Porvir de que "é importante criar um ambiente estimulante, criativo e, é claro, divertido” sempre foi a dinâmica de aula do Espaço Educacional nos projetos para associar estudo com prazer. Confira abaixo a publicação na íntegra e os comentários da pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional:
Por que será que os jovens passam tantas horas tentando vencer as fases de um game – e adoram? Parece mágica, mas não é. São apenas alguns truques usados pelos criadores de games para fazer com que eles sejam tão “viciantes” ao ponto que as pessoas não querem parar de jogá-los. A boa notícia é que esses truques podem ser usados em sala de aula e nem é preciso ter muita tecnologia à disposição. Basta, para isso, criar uma atmosfera de jogo em sala de aula: estimular os alunos errar e escolher seus próprios caminhos. Confira, a seguir, cinco dicas dos criadores de games que podem ser usados para deixar os alunos “viciados” em aprender:
1- Criar eventos virtuais fora da escola
Faça sua aula ser um evento. Jogos como o FarmVille ou o Animal Crossing têm eventos acontecendo o tempo todo, mesmo que os jogadores não estejam on-line. Suas plantações precisam ser cultivadas e alguns dons especiais são entregues àqueles, por exemplo, que jogarem no dia do seu aniversário.
Nas escolas, por que o aprendizado não pode continuar quando o aluno vai para casa? Professores que conseguem mesclar conteúdo on-line e off-line fazem com que o processo de aprendizado seja mais dinâmico e continue para além do horário escolar.
Um exemplo de atividade que o professor pode desenvolver fora da sala de aula é a marcação de eventos virtuais – com nome, data e horário –, em que os alunos assistem a alguns vídeos para discutir, ao vivo, com o professor, por meio de softwares de chamada, como o Skype ou o hangout, do Google+.
2- Medir ao longo do processo
Em alguns jogos, como o Angry Birds, os jogadores devem falhar muitas vezes antes de ter sucesso. Na sala de aula, tente fornecer maneiras para que os alunos cometam vários pequenos erros, em vez de impor grandes testes ou exames. Um jeito de fazer isso é por meio de ferramentas on-line, como o Socrative, para verificar a compreensão dos alunos durante uma unidade, ou durante cada aula. Ofereça aos alunos maneiras de dar e receber feedback.
O educador pode criar projetos que incentivem os alunos a fazer protótipos para, em seguida, dar um feedback construtivo sobre todas as fases do processo de desenvolvimento. É importante que o professor não espere o trabalho ser concluído para dar sua opinião, mas que guie todo o processo, identificando os acertos, os erros e indicando o melhor caminho a seguir.
3- Criar diversos caminhos para alcançar o mesmo objetivo
Os primeiros jogos que surgiram só ofereciam uma maneira de vencer. O jogador precisava cumprir uma série de objetivos pré-determinados em uma determinada ordem: correr até a rampa para encontrar a chave que abrisse a porta para vencer o dragão. Se ficasse preso em algum momento, não poderia terminar o jogo. Já os jogos mais modernos, como o Mario 64 e a franquia GTA (Grand Theft Auto), proporcionam ambientes cheios de missões para completar e lugares para explorar, na ordem que cada jogador deseja. Ou seja, o final do jogo será sempre o mesmo, mas cada um pode escolher seu caminho para chegar até ele.
O educador precisa encontrar esse mesmo tipo de flexibilidade em seu próprio currículo. Na escola, as disciplinas seguem um programa conjunto que vai, ao final de cada ciclo, aprovar o aluno com base em sua progressão por meio de um conjunto linear de objetivos, como faziam os jogos velhos. Mas, em sala de aula, o educador precisa ser mais criativo ao construir esses caminhos. Em vez de oferecer uma “missão principal”, guie os alunos para um mesmo objetivo, proporcionar muitas “minimissões”, que permitem que os alunos investiguem ainda mais e, consequentemente, se aprofundem mais no conteúdo da disciplina.
4- Reconhecer o progresso
Os criadores de jogos sabem que os jogadores têm mais probabilidade de desistir nos primeiros minutos de um jogo. Se eles não são “viciados” na primeira oportunidade, há uma boa chance de ele sair e não voltar nunca mais. É por isso que a maioria dos jogos modernos começam com desafios mais simples. Isso permite aos jogadores construir novas habilidades de que vai precisar ao longo do jogo.
O mesmo pode acontecer com cada aluno nos níveis iniciais de seu curso. Tente oferecer um feedback positivo para a realização de cada uma das tarefas simples que, com o decorrer do tempo, vão ficar mais difíceis. Assim, os estudantes não se assustam e ficam gradativamente mais cativados pela proposta.
5- Propor atividades que façam sentido para os alunos
Alguns dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos, como Civilization e Minecraft, permitem que os jogadores definam seus próprios objetivos e são livres para expressar sua criatividade no processo de construção de uma missão difícil.
Da mesma forma, o professor deve encontre maneiras de envolver os alunos em iniciativas que façam sentido para ele e sua comunidade. O professor pode, por exemplo, propor uma economia de sala de aula que funcione com moeda projetada pelas próprias crianças ou organizar um projeto na comunidade para beneficiar instituições locais.
Dadas as cinco dicas, vale dizer que as crianças ou jovens não precisam jogar games reais em sala de aula para se beneficiar da dinâmica do jogo. O professor também não precisa conhecer games para desenvolver um currículo estimulante e envolvente como os jogos. Antes de tudo, é importante criar um ambiente estimulante, criativo e, é claro, divertido.
Comentário
No Espaço Educacional, a proposta é construir projetos personalizados e, para isso, os professores participam de forma ativa de reuniões semanais em que os projetos são discutido. Comentamos tudo que tem bom resultado e compartilhamos experiências diferentes e, principalmente, o que não está dando certo, as dificuldades encontradas, para pensarmos juntos em soluções.Por isso, sempre afirmei que funcionamos como um laboratório de aprendizagem.
A conclusão do texto apresentado pela Porvir de que “é importante criar um ambiente estimulante, criativo e, é claro, divertido” sempre foi a nossa dinâmica de aula nos projetos para associar estudo com prazer. Tanto que na entrada do EE temos o logo com a seguinte mensagem: “Descubra o prazer em estudar”.
Dentre as cinco dicas dos criadores de games, algumas já fazem parte de nosso dia a dia e outras pretendo implementar durante este ano. A sugestão de criação de protótipos tem muito a ver com nosso projeto de construção, que alia um assunto que está sendo estudado com outros recursos (artes, música, sucata), de acordo com a área de interesse do estudante. Tem um caminho de construção em que existe inicialmente um planejamento, a execução com feedback contínuos até a finalização e, esse projeto construído pelo estudante com a orientação e parceria de seu professor fica exposto na recepção interativa onde pais e/ou alunos aguardam seu horário.
Propor atividades que façam sentido para os alunos sempre foi o nosso objetivo principal, explorando o aprendizado sinestésico, que utiliza de recursos motivacionais para estimular o “aprender fazendo”, a experimentação e posterior avaliação.
Fonte: Porvir
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