Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Limite dá segurança


Questionamentos como “todos vão, por que eu não posso ir?” e “sou sempre o diferente” irão acontecer a todo o momento na relação com os filhos e os pais precisam analisar cada situação para aprender a estabelecer limites. Mas como fazer essa análise? Confira dicas da pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional. Para mais informações, ligue para (11) 3846-6785 ou acesse nosso site: http://www.espacoeducacional.com.br.

PENSAR- É preciso fazer uma análise no ego “Adulto”, o aspecto racional, para identificar benefícios e riscos que envolvem a situação em questão e buscar todas as informações pertinentes por fontes confiáveis.

SENTIR- Depois, é preciso “buscar dentro de nós” a voz interior que nos orienta intuitivamente na forma como devemos agir. Para ter acesso a isso, é só verificar se o sentimento é de mal-estar ou não. Inicialmente, dá uma sensação de insegurança. No entanto, errando ou acertando, porque ninguém é dono da verdade absoluta, você tem que fazer aquilo que realmente acredita, sem passar por cima de seus valores, estejam eles atualizados ou não.

AGIR- Na hora de se posicionar, é preciso firmeza e afetividade para atuar no ego “Pai Protetor”, ressaltando que você acredita que está fazendo o melhor para ele porque o ama. Mesmo que a reação de seu filho seja de contestar, chorar, ir para o quarto e bater a porta, não importa, deixe que ele expresse o que está sentindo e mantenha-se firme na decisão que tomou. Mais tarde, ele irá lembrar-se dessa situação e afirmar que você estava certo ou não e irão rir disso juntos. Essa atitude de firmeza faz com que ele, mesmo contrariado, sinta-se “protegido”, ou seja, dá-lhe segurança. Segurança de ter alguém que se importa com ele e que tem a força necessária para amar e dar limites.

Conclusão

O processo do Pensar/Sentir/Agir deve acontecer no tempo que você necessita para tomar uma decisão com transparência e firmeza. Nessa e em outras situações, você também está vivenciando um processo educativo junto com seu filho, pois aprendemos a conquistar LUCIDEZ, DISCERNIMENTO, FIRMEZA e SABEDORIA em nossas ações. É importante ressaltar que desta forma, todos juntos, pais e filhos, aprendemos com erros e acertos, como em todo processo de aprendizado. Claro que, algumas ou várias vezes, erramos. Quando isso acontecer, teremos que dar o exemplo de humildade, saber pedir desculpas e explicar o que aconteceu, pois ensinamos muito mais pela forma como agimos do que simplesmente pelo que falamos.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Estilos de Raciocínio

Há quatro estilos de raciocínio: Interativo, Habilidoso, Lógico, Organizado, que são também relacionados com os elementos da natureza. Você sabe qual é o seu? Confira as explicações abaixo e identifique o seu forte. Vale lembrar que o Espaço Educacional cria planos de estudo personalizados para cada estilo. Para mais informações, ligue para (11) 3846-6785 ou acesse nosso site: http://www.espacoeducacional.com.br.

Interativo - Água

Precisa interagir com outras pessoas para entrar em situação de aprendizagem, seja ela formal ou informal.

Características:
- Gosta de atividades em grupo com amigos na escola e fora dela;
- Produz melhor com horário flexível e ambiente personalizado;
- Precisa de motivação, de emoção, para entrar no processo de aprendizagem;
- Diante de uma situação problema, costuma interagir com as pessoas e trocar ideias em busca de solução;
- Concentração não é seu forte, pois age muito pela emoção e perde o foco;
- Quando não gosta do professor, bloqueia o aprendizado naquela matéria e isso acaba prejudicando seus resultados;
- Gosta de ajudar os amigos e também de estudar com outra pessoa;
- Assume lideranças naturalmente, pois é muito benquisto e aceito pelo grupo;
- Apresenta dificuldade para manter a atenção em uma situação formal de aprendizagem, principalmente em aulas expositivas. 

Habilidoso - Fogo

Aprende utilizando criatividade e diferentes habilidades para transformar e sintetizar informações.

Características:
- Prefere atuar com horário flexível e esquema próprio de estudo;
- É desorganizado com seu material e habitualmente se esquece de levar algo à escola;
- Pontualidade não é o seu forte;
- Tem iniciativa e lida mal com cobranças;
- Precisa de liberdade e atividade para aprender;
- Gosta de resultados imediatos e, quando não se sai bem, fica nervoso e irritado;
- Possui um ritmo de trabalho acelerado;
- Adora participar de campeonatos e de gincanas, pois a competitividade o estimula;
- Tem necessidade de desafios, é decidido, ousado e prefere aulas criativas;
- Gosta de esportes, já que necessita gastar energia;
- Faz várias coisas ao mesmo tempo e abre várias frentes de trabalho. Por isso, tem dificuldade para estabelecer prioridades.

Lógico - Ar

Desenvolve raciocínios a partir da relação causa e efeito, valoriza a técnica e o conhecimento.

Características:
- No estudo, prefere atuar com horário livre e esquema próprio de trabalho;
- Apresenta capacidade de organização do pensamento, gosta de aprender e tem agilidade mental;
- Adora novidades tecnológicas e prefere estudar no computador;
- É curioso e gosta de ler;
- Gosta de resolver problemas e procura soluções práticas;
- É objetivo e não tem paciência para detalhes;
- Desenvolve raciocínios com facilidade e é muito racional;
- Prefere estudar sozinho e, em aula na escola, só participa quando é solicitado;
- Na escola, prefere trabalhos individuais ou, no máximo, em duplas, pois não gosta de trabalhar em grupo;
- Normalmente, tem bons resultados em provas;
- Gosta de planejar e ter controle sobre sua vida escolar.

Organizado - Terra

Aprende de forma linear, sequencial e analítica por meio de instruções claras e específicas.

Características:
- Faz uma coisa de cada vez, com começo, meio e fim;
- Gosta de disciplina e de tarefas específicas e claras;
- Costuma planejar e organizar suas atividades diárias em horários definidos;
- Demonstra boa atenção e concentração em sala de aula;
- É responsável, faz e entrega trabalhos escolares e tarefas dentro do prazo;
- É cuidadoso com seu material escolar e faz anotações com capricho;
- É pontual e raramente falta na escola ou em atividades paralelas;
- Mantém o quarto e o local de estudo organizados;
- Não gosta que mudem suas coisas de lugar e, quando isso acontece, percebe, pois é meticuloso;
- É ansioso e preocupado em excesso e isso pode afetar seus resultados escolares;
- É muito crítico e exigente consigo mesmo e com os outros, e isso dificulta seus relacionamentos.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Hemisférios Cerebrais



Os HEMISFÉRIOS CEREBRAIS são como dois personagens de nossa mente que processam informações de maneiras diferentes, ambos muito competentes dependendo da sua forma de atuação. Por meio de testes, o Espaço Educacional pode identificar qual deles é o seu predominante e ajudar a desenvolver as áreas mais fracas, com o intuito de equilibrar os hemisférios.  Para mais informações, ligue para (11) 3846-6785 ou acesse nosso site: http://www.espacoeducacional.com.br.

O Lado Esquerdo do cérebro (razão) representa o personagem “mais sério”, que cria regras, estabelece limites, organiza informações. É o instrumento que usamos para nos comunicar com o mundo externo, para julgar situações e pessoas como certo/errado, bom/mau. Manifesta nossa identidade. O estilo de raciocínio (como você pensa) de quem tem o lado esquerdo predominante é organizado e lógico. O estilo de comportamento (como você sente e age) é prático e racional.

O Lado Direito do cérebro (emoção) representa o personagem “descontraído”, que decodifica emoção com facilidade e sintetiza informações atuando de forma emocional. É o instrumento que usamos para nos comunicar com o mundo interno, pela intuição. Valoriza a humanidade e manifesta a nossa consciência universal. O estilo de raciocínio (como você pensa) de quem tem o lado direito predominante é interativo e habilidoso. O estilo de comportamento (como você sente e age) é emotivo e dinâmico.

Os dois hemisférios não funcionam como interruptores do tipo liga-desliga. Ambas as partes exercem uma função em tudo o que fazemos e essas funções são complementares. Em outras palavras, uma vida saudável, próspera e feliz depende dos dois hemisférios cerebrais. 


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estilos de Aprendizado


VISUAL, AUDITIVO, SINESTÉSICO. Você sabe qual é seu estilo de aprendizado predominante? Tomar consciência disso é fundamental para descobrir uma forma de estudar produtiva. Procure o Espaço Educacional e saiba qual é o seu! Entenda melhor o assunto com as explicações abaixo:

Estilo de aprendizado é o modo como a pessoa aprende, ou seja, os canais que utiliza para receber e processar a informação. Existem três estilos de aprendizado (visual, auditivo e sinestésico) e, no processo da aprendizagem, todos estão presentes, mas são utilizados em diferentes proporções, determinando a individualização ou personalização do processo.

ESTILO VISUAL

O aprendizado visual ocorre a partir da visualização da informação por meio da observação de imagens e palavras. Utiliza a visão e valoriza a aparência. O aluno que tem esse estilo predominante prefere acompanhar explicações orais com um apoio visual por meio de recursos, como lousa, slides, vídeos, filmes. Assimila melhor um assunto quando grifa, faz anotações ou registros.

Dicas para estudar melhor:
- Experimente recursos e técnicas de estudo como quadros-resumo, esquemas, anotações e representações gráficas, instrumentos que auxiliam rever o conteúdo de forma rápida e que facilitam a fixação;
- Após o estudo de um assunto, monte um vocabulário com as palavras-chave, pois terá um levantamento organizado das informações principais. Pode fazer isso no computador ilustrando.
- Para interpretar os enunciados dos exercícios de provas, grife as palavras-chave, destacando o que está sendo pedido e analisando os recursos que pode utilizar antes de resolver ou responder a questão.

ESTILO AUDITIVO

O aprendizado auditivo ocorre a partir do código acústico da informação, ou seja, aprende ouvindo. Utiliza a audição e valoriza o som. Algumas pessoas são preferencialmente auditivas, raciocinam falando consigo mesmas e ouvem cuidadosamente o que os outros dizem. Esses alunos acompanham com facilidade as explicações do professor em sala de aula e retêm a maioria das informações.

Dicas para estudar melhor:
- Mantenha a concentração em sala de aula, pois consegue reter a maioria das informações;
- Utilize o recurso de retomar o assunto por meio de vídeos ou CDs;
- Explique e/ou discuta oralmente o assunto com outra pessoa;
- Coloque também as ideias no papel ou no computador, de forma sucinta e objetiva, para trabalhar a fixação do conteúdo.

ESTILO SINESTÉSICO

O aprendizado sinestésico ocorre de forma ativa e vivencial, ou seja, aprende fazendo. Utiliza a maioria dos orgãos dos sentidos, principalmente o tato, e valoriza o significado. A pessoa aprende fazendo, ou seja, movendo-se, experimentando, utilizando as sensações.      
Dicas para estudar melhor:
- Criação de cartazes e fichas-resumo são recursos sinestésicos que funcionam bem no estudo;
- Associe os conceitos com situações do cotidiano;
- O tempo que “se perde” na construção do que é aprendido utilizando técnicas de estudo (esquemas e quadros-resumo) ganha-se na assimilação do conteúdo;
- A variedade de recursos utilizados para estudar é diretamente proporcional ao grau de assimilação.