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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDAH)


Já ouviu falar de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas não sabe exatamente o que é? A pedagoga Jamile Magrin Goulart Coelho, diretora do Espaço Educacional, explica o distúrbio e as alternativas oferecidas para ajudar no tratamento. Confira:

 1 - O que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?
O TDAH é a dificuldade em manter a atenção e a concentração ao realizar uma atividade com começo, meio e fim, sem interrupções, em um tempo razoável.

 2 – O TDAH costuma ser usado pelo aluno como desculpa para não se sair bem na escola?
Em alguns casos, em um primeiro contato, no diagnostico inicial, o estudante já enfatiza que tem o distúrbio e percebe-se que coloca esse dado como um empecilho, como se isso justificasse uma postura de dificuldade. Por isso, a importância de encarar qualquer dificuldade que se apresente, não como algo que impossibilita, mas que necessita de outras soluções possíveis. Um resultado escolar insatisfatório pode ter vários fatores que o justifiquem e não se deve concentrar o foco apenas em uma causa, como se ela fosse a única responsável pela situação. Essa atitude forma um rótulo de “Aluno com TDAH”, que atrapalha seu desenvolvimento como pessoa e como estudante.

 3 – Como os pais podem ajudar?
Procurando lidar com o distúrbio como algo que pode ser tratado e resolvido, evitando alimentar uma atitude unilateral em que o filho comece a usar essa situação como uma desculpa para não fazer ou para justificar seus resultados escolares insatisfatórios.

 4 - Como trabalhar o aspecto pedagógico?
No Espaço Educacional, ano após ano, recebemos alunos com esse quadro e já criamos vários recursos para que esse estudante aumente gradativamente o nível de atenção e concentração nas atividades que realiza. As atividades devem ser programadas com uma duração mais curta para que o aluno comece e conclua. Outro aspecto é explorar o estilo de aprendizado predominante do estudante (auditivo, visual e sinestésico), pois dessa forma, utilizaremos os recursos adequados para tornar o trabalho mais eficiente e prazeroso.

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