Páginas

sexta-feira, 3 de março de 2017

Espaço Educacional, um projeto de vida



Eu, Jamile Coelho, sempre fui apaixonada por educação, por aprender e ensinar de forma diferente da tradicional. Tive uma experiência na vida acadêmica do Ensino Infantil até o superior, incluindo um supletivo em uma usina próxima à cidade de Franca, onde morava, e adorava o que fazia. Sempre fui muito feliz ao trabalhar em escolas, com diferentes faixas etárias, mas buscava um jeito diferente para explorar e criar diferentes recursos motivacionais que envolvessem os estudantes e despertassem o brilho nos olhos para aprender.

Só que reinventar minha vida profissional sempre fez parte de minha trajetória e ainda acontece até o momento atual. Foi assim que resolvi mudar da vida acadêmica para uma experiência nova, correr atrás de um sonho que eu nem sabia ao certo como concretizar. Dei o primeiro passo que foi largar a escola em que trabalhava e alugar uma sala para atender. E ali, de atendimento em atendimento, foi que a semente do Espaço Educacional começou a germinar.

Qual era o meu sonho? Ao me deparar com o estudante, não importava a faixa etária, era olhar o ser humano que estava ali, descobrir suas habilidades ou talentos e suas dores. Ajudá-lo a descobrir que tinha luz própria e que poderia descobrir uma forma de aprender e estudar “do seu jeito” e que fosse produtiva e prazerosa. Quanto maior a dor, a exclusão, maior era meu interesse em descobrir junto com ele um caminho de volta ao processo de aprender, com curiosidade e alegria.

Só que para que isto acontecesse, era necessário construirmos um vínculo de confiança e de afeto, em primeiro lugar. Depois, percorríamos juntos, um caminho de descobertas em que íamos conversando, experimentando, acertando e errando. E, lidar com os erros com leveza, com humor, criava uma cumplicidade única e divertida.

Como sempre gostei de trabalhar de forma colaborativa, fui formando uma equipe e construí junto com vários professores que por aqui passaram a metodologia do Espaço Educacional, que se firmou em um tripé: comportamental, cognitivo e emocional.

O Espaço Educacional sempre funcionou como um laboratório de aprendizagem, pois tudo que íamos criando, era compartilhado, vivenciado, avaliado e posteriormente aperfeiçoado. E assim, construíamos um projeto de forma personalizada para atender uma determinada necessidade, mas sempre com um diferencial: com muito amor.

Desta forma, o EE virava a segunda casa de todos que aqui chegavam e pelo acolhimento e este olhar diferenciado, as pessoas passavam a fazer parte da nossa história e a gente da história de vida deles.

Este era o contexto que vivia, quando em um processo de Coaching, nasceu o insight da construção do Perfil Cognitivo, a ferramenta de autoconhecimento que vem sendo aperfeiçoada há quase 10 anos com experiências diversificadas, que me reafirmaram que o aprendizado acontece na vida, em qualquer situação, e não necessariamente, na escola. E, isso foi o que sempre acreditei: educação para a vida, autoconhecimento e inovação.

Quer conhecer mais sobre o trabalho personalizado do Espaço Educacional? Então, acesse nosso site (www.espacoeducacional.com.br), mande um e-mail (jcoelho@espacoeducacional.com.br) ou ligue para (11) 3846-6785.

Nenhum comentário:

Postar um comentário