Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

4 brincadeiras para agitar as crianças e não se prender à tecnologia



Com a chegada das férias, é importante incentivar as crianças a brincar também sem o uso da tecnologia.“Não precisa demonizar os games, mas é importante que aquelas brincadeiras clássicas dos nossos pais e avós sejam sempre lembradas”, explica a psicopedagoga Sheila Leal, que também é fonoaudióloga e especialista em desenvolvimento infantil. A especialista, criadora do Projeto Filhos Brilhantes, conta que as boas e velhas práticas, como a ciranda e o esconde-esconde, ajudam os pequenos a desenvolverem processos cognitivos, equilíbrio, coordenação motora e outras habilidades importantíssimas.

A psicopedagoga ensina quatro brincadeiras que podem ser feitas na praia, no parque, ou em qualquer outro espaço amplo, e que estimula muito mais o desenvolvimento das crianças. Confira:

1- Amarelinha

Com um simples giz no chão, ou qualquer brinquedo na areia da praia, é possível desenhar os quadrados da que formam o caminho da brincadeira. Após desenhar os quadrados numerados de 1 a 10, Sheila conta que basta uma pedrinha para jogar em algum quadrado, e que vai simbolizar o local onde não se deve pisar. “Já ao desenhar o caminho, as crianças começam a desenvolver a capacidade motora e, dependendo da idade, já aprendem os números”, explica Sheila. “Ao pular em um pé, elas trabalham o equilíbrio e melhoram a percepção de espaço”.

2- Caça ao tesouro

A brincadeira consiste em esconder um prêmio – como um brinquedo ou algum doce, por exemplo – em um lugar, e criar um caminho de dicas para que os pequenos encontrem o tesouro. “Dá para fazer em um espaço grande, como uma casa inteira, mas também dá para adaptar em um único lugar, como um quintal ou uma sala”, explica. Sheila conta que esse tipo de brincadeira estimula a atenção, agilidade, o raciocínio lógico e a concentração. “Se as perguntas ou os desafios forem bem feitos, é possível desenvolver a cooperação das crianças e o conhecimento que elas já adquiriram”, conta a psicopedagoga.

3- Elefantinho colorido

Um participante diz “Elefantinho colorido”, e os outros devem responder: “que cor?”. Assim que ele diz a cor escolhida, os outros que participam da brincadeira devem tocar em algo com a mesma cor antes que o “elefantinho” consiga capturá-los. “É possível fazer isso em um salão ou qualquer outro lugar com itens de várias cores”, conta Sheila Leal. Segundo a especialista, a brincadeira ajuda a desenvolver o conhecimento das cores e a capacidade de observação do ambiente. “Espalhe brinquedos ou quadros coloridos pelo ambiente, e aproveite para brincar com diferentes tons, como azul claro e vinho, por exemplo”, sugere.

4- Cabo de Guerra

A brincadeira é simples e muita gente conhece. Basta pegar uma corda e marcar o meio dela com uma fita. “Em seguida, determine o espaço máximo que ela deve cruzar, colocando duas marcas no chão, e tudo o que as crianças devem fazer é puxar a corda para que o meio dela chegue à marca do chão”, explica. Segundo a especialista, o segredo da brincadeira é, muito mais que trabalhar a força física, desenvolver o espírito competitivo saudável. “Faça com que eles queiram ganhar e se superar, mas procure valorizar o esforço de todos”, conta, destacando também o trabalho em equipe que os pequenos podem desenvolver quando mais de uma criança está de cada lado da corda.

Tão importante quanto as brincadeiras, que tiram as crianças da mesmice nas férias e ajudam no desenvolvimento, é que os adultos participem e se divirtam juntos. “A presença dos pais nas brincadeiras é muito importante para que eles interajam, e também para que os adultos conheçam mais profundamente as capacidades e dificuldades dos filhos”, conclui a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário