Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Entrevista para jornal Estado de Minas

O Perfil Cognitivo do Espaço Educacional é tema da reportagem "Ajuda bem-vinda na seleção", das versões impressa e online do jornal Estado de Minas. Confira o texto:

As entrevistas de emprego são a porta de entrada dos candidatos nas empresas, mas muitos acabam não conseguindo se sair bem por conta do nervosismo. Em muitos casos, a entrevista envolve dinâmica e a timidez pode até contar pontos. Diante disso, os recrutadores, muitas vezes, não conseguem extrair completamente as habilidades e dificuldades dos candidatos. Em meio ao cenário econômico que o país está vivendo, as empresas não podem dar passos em falso na hora da contratação. Por isso, a aposta deve ser certeira, para evitar desgaste e gastos desnecessários. Sendo assim, vale investir em tecnologia e inovação para tornar o processo seletivo mais eficiente, leve e eficaz. 

Há 22 anos no mercado, o Espaço Educacional desenvolveu um método ideal para ajudar as empresas em suas contratações. O Perfil Cognitivo é capaz de dar resultados exatos das habilidades, personalidade e dificuldades de cada candidato. O teste é feito respondendo a perguntas objetivas, podendo ser presencial ou via Skype. O resultado é analisado pela equipe da instituição, que gera relatório sobre cada candidato. "O Espaço Educacional é um local que trabalha com projetos personalizados na área de educação. Atendemos crianças, jovens, adultos e maturidade. O foco é aprender com produtividade e prazer em qualquer etapa da vida, trabalhando autoconhecimento paralelamente", explica a diretora Jamile Coelho, que é coach em educação. 

"A análise do perfil paralelamente à trajetória profissional, sempre auxiliará na tomada de decisões. O teste desenvolvido pelo Espaço Educacional também pode ser aplicado pelo RH da empresa, sendo sempre desenvolvido para cada exigência específica. Além disso, o perfil cognitivo pode ser muito útil para líderes que queiram avaliar as equipes e para as promoções, já que muitas pessoas não se adaptam às funções ou responsabilidades", ressalta Jamile. "Atendemos também empresas que querem traçar perfis cognitivos dos colaboradores, líderes e de candidatos a vagas de emprego."

Competências 

Jamile esclarece que qualquer entrevista de emprego, para ser eficaz, precisa, primeiro, verificar se o perfil da pessoa se encaixa na função que exercerá e, depois, competências técnicas e socioemocionais. "A entrevista sempre serve para checar a maturidade e perceber, pela construção verbal e não verbal, as informações que a pessoa passou por escrito, seja em currículo ou questionário inicial. pela entrevista e dinâmicas pode-se observar como a pessoa atua nas situações propostas, como interage com as pessoas e como atua na resolução de problemas. Enfim, ela mostra sua inteligência emocional e competências. Não podemos afirmar qual o percentual de eficiência de uma entrevista de emprego, pois isso depende muito da empresa e do momento."

A especialista explica que a timidez não é um defeito. "A pessoa precisa se mostrar preparada para ocupar determinado cargo. Assim, o entrevistador não se preocupará muito com isso, segurança é tudo. E, para se sair bem, é importante se preparar para a entrevista, estudar a vaga, a empresa, dormir e se alimentar bem. O Perfil Cognitivo é uma ferramenta de autoconhecimento, que auxilia a verificar se a pessoa tem potencial para atuar na função solicitada. E, pela entrevista, percebe-se tudo isso. Os líderes podem trabalhar lideranças por habilidades e explorar o potencial de cada pessoa, bem como criar sinergia em um grupo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário