Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Tendências que continuam e surgem na educação



Confira as tendências que continuam e as que surgem na educação, segundo dados apresentados por Priscila Gonsales, do Instituto Educadigital:

Tendências que continuam

1 - Educador como facilitador da aprendizagem
Surge no final do século XIX, com o movimento Escola Nova, que criticava o modelo tradicional de ensino baseado na transmissão de conteúdos. Continua sendo desafio, seja no ensino básico ou no superior.

2 - Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade
Chegou no Brasil na década de 1960, mas só ganhou destaque nos anos 90 com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Integração de conteúdos em áreas do saber. Bastante usada na pedagogia de projetos. 

3 - Pedagogia de projetos (ou metodologia de projetos)
Data do início do século XX e tem como um dos principais teóricos John Dewey. A prática consiste em criar projetos investigativos que aliam interdisciplinaridade para tornar a aprendizagem ativa e significativa.

4 - Aprender a programar
Remete à história da educação digital no Brasil, na década de 1980, quando começaram as primeiras pesquisas acadêmicas e experiências educativas a partir da linguagem LOGO, criada no MIT.

5 - Inteligências múltiplas
Teoria baseada no trabalho de Howard Garner, na Universidade de Harvard, na década de 1980, sobre os diversos tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, cinestésica etc.

6 - Relação escola-comunidade
Considerar o envolvimento da escola com as famílias dos alunos e a comunidade do entorno também ganhou enfoque a partir da década de 1930, com o movimento da Escola Nova.

7 - Trabalho diversificado
Abordagem baseada na teoria de Vigotsky, considera o trabalho pedagógico em três níveis: coletivo, pequenos grupos e individual. Valorizar a diversidade de perfil dos estudantes.

8 - Desescolarização
Surge nos anos 70, baseada no livro "Sociedade sem Escolas", de Ivan Illich, que criticava o conhecimento institucionalizado. Suas ideias hoje ressoam, já que a internet ampliou as possibilidades de aprendizagem.

Tendências que surgem

1 - Design Thinking na educação
Abordagem baseada nos pilares "empatia, colaboração e experimentação" para a resolução de desafios cotidianos da escola e/ou da sala de aula. O foco é fazer com pessoas e não para pessoas. 

2 - Conteúdo e recursos abertos
Estudar, criar e compartilhar ficaram muito mais simples com a internet. Uso de software livre e recursos educacionais em licença aberta permite a ampla distribuição e adaptação de materiais. 

3 - Direitos humanos e relações de gênero
A redação do ENEM de 2015 já trouxe o tema da violência contra a mulher. É fundamental a educação abordar questões como racismo, homofobia, intolerância religiosa, segurança na internet e outros. 

4 -  Cidadania digital e participação política
Campos vasto e importante: entender como funcionam e quais as atribuições das instâncias políticas do país, colaborar em consultas públicas, educação financeira e educação para a sustentabilidade. 

5 - Experimentação lúdica
Atividades mão na massa para criar protótipos de projetos em espaços makers, hackerspaces e uso de estratégias e dinâmicas de gameficação (jogos) na elaboração de roteiros de investigação e aprendizagem. 

6 - Educação integral
Mais do que falar em educação em tempo integral, visa promover a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas além da sala de aula, valorizando a relação família e comunidade do entorno. 

7 - Habilidades socioemocionais
Com foco nos desafios da sociedade do século XXI, visa a inclusão intencional no projeto pedagógico de competências como resolução de problemas, resiliência, trabalho em equipe, autoavaliação etc. 

8 - Economia colaborativa e mobilidade digital
Com a internet e as mídias sociais em dispositivos variados, cada vez mais pessoas se organizam em redes e comunidades para cocriar projetos diversos, empreender, trabalhar e contribuir coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário