Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2015

Conheça mais o EE



Diego Macedo, da Escola de Rua, hoje é um professor e educador no Espaço Educacional e fez quatro perguntas para a pedagoga Jamile Coelho, diretora do Espaço Educacional. Confira abaixo as respostas, que foram discutidas com toda a equipe do EE. O resultado foi uma integração e sincronicidade entre todos os educadores. Confira:

1. Qual é a questão que está por trás do “chamado” ou propósito do Espaço Educacional ?

O que está por trás de tudo que fazemos é olhar o ser humano em primeiro lugar e construir um vínculo afetivo para ensinar e aprender. Atendemos as necessidades de quem chega de forma personalizada, levando a pessoa por um caminho de aprendizado em que se sinta motivado (“brilho nos olhos”) e descubra seu potencial (autoconhecimento), criando “asas para voar” (autonomia). E, principalmente descubra que tem luz própria! Acho que três palavras resumem este chamado: Aprendizado para a vida, autoconhecimento e inovação.

O EE tem uma missão há muitos anos: “Educar com competência, criatividade e afetividade.”

2. Para que esse chamado ou propósito aconteça, o que está faltando?

Está faltando uma expansão, ou seja, que mais pessoas que venham à procura de nosso trabalho. Acredito que muitas pessoas ainda pensam que aqui é um lugar de reforço escolar. Não enxergam verdadeiramente o que fazemos com muito amor e competência.

O que está aprendendo sobre si mesma no Espaço Educacional?

Aprendo a cada dia que eu já enxergava coisas que estão vindo à tona agora (educação para a vida de uma forma diferente da tradicional), quando todos pensavam que eu ia ter uma escola e eu sabia que não era uma escola que eu queria. Na época, não sabia definir, mas não tive medo de ir em busca do meu sonho, sempre construindo com outras pessoas, os inúmeros professores que já passaram pelo EE, e que, quando saíam, afirmavam que aqui era o lugar que mais haviam aprendido o que era ser um educador.

Aprendi também que reflito no EE muito do que eu sou (criativa, afetiva, inovadora) e minhas dificuldades (equilibrar os hemisférios cerebrais), pois sou muito emocional, intuitiva (Lado Direito do cérebro) e preciso desenvolver a parte racional (Lado esquerdo do cérebro).

4. Quais os próximos passos no Espaço Educacional?

Entre os próximos passos estão:

a) Trazer aos poucos para o EE o aprendizado em rede de forma colaborativa e inclusiva;

b) Abrir espaço para um coworking para educação inovadora, ou seja, utilizar todo nosso espaço de aprendizagem para que outras pessoas que tenham os mesmos valores e crenças utilizem (manhã, tarde, noite e finais de semana) e promovam uma circulação de energia;

c) Apresentar para as pessoas o que fazemos por meio de vídeos no canal do Espaço Educacional no youtube e pelo face e blog do EE, atualizar o site do EE e outras ideias que forem surgindo;

d) Aumentar o número de alunos do Projeto Recomeçar é uma necessidade, pois é um projeto que resgatamos o ser humano que por algum motivo estava excluído e com bloqueio no processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário