Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Reflexões de Diego Macedo, da Escola de Rua



Compartilhamos nesta semana as reflexões de Diego Macedo, da Escola de Rua, em um encontro com José Pacheco, da Escola da Ponte, em Portugal, e do Projeto Âncora, em São Paulo:

"Deixarei pequenas frases que surgiram da reflexão do Pacheco.

Dificuldade sociais, existenciais e econômicas, se forem resolvidas sozinhas, podem não frutificarem e darem o resultado esperado.

Projeto humano é projeto coletivo. Ao pensar em projetos, é importante que eles envolvam o coletivo, até porque na maioria das vezes os problemas de um podem pertencer a uma coletividade.

A melhor defesa é o ataque. É muito importante que, quando vemos um problema, resolvermos logo. Isso quer dizer que a própria atitude de zerar a ameaça é um ataque para evitar obstáculos que possam aparecer pelo caminho.

É muito importante sempre questionar o “porquê” de tudo. Isso ajuda sempre dando um entendimento do que está se passando no momento presente. Ex: Por que minha escola fala sobre viver de maneira autônoma e faz totalmente ao contrário no seu dia a dia?

Temos que olhar para a totalidade dos projetos do ser humano. Isso quer dizer que tudo que é criado deve contemplar as necessidades de estética, emocionais, físicas, espirituais do ser humano.

Escola Livre não quer dizer bagunça. Podemos pensar que possa ser isso, entretanto a verdade é que assumir estudar é tomar a própria responsabilidade sobre o estudo. Isso quer dizer que é necessário ter roteiros de aprendizagem, criar projetos, dando assim a oportunidade de vida e de expansão no sentido de uma vida com compromisso consigo mesmo e com o mundo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário