Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

10 tendências de personalização do ensino em 2017



A personalização de ensino é uma das propostas do Espaço Educacional e assunto de diversas discussões e reflexões sobre educação. No texto do site Porvir, publicado originalmente em personalizelearning.com, veja 10 novas ideias para atender às necessidades e interesses de cada aluno sem criar um modelo único que atenda a todos:

1 - Design universal de aprendizagem

Professores precisam entender como alunos acessam a informação, se engajam com o conteúdo e expressam o que sabem ou o que entenderam. 

2 - Inovação e criatividade

professores e alunos vão encorajar a inovação, encarar mais riscos, aprender a partir dos erros e sair da zona de conforto. 

3 - Preparação para o futuro

Alunos usam seus planos de aprendizagem pessoal para explorar o projeto de vida para determinar quais experiências são necessárias para que estejam aptos ao ensino superior, à carreira e à vida. 

4 - Letramento digital

Alunos podem até ter mais conhecimento sobre tecnologia do que os professores, mas não sabem usá-la de modo apropriado. Professores precisam apoiá-los a pensar criticamente e a agir de maneira segura no mundo digital. 

5 - Política de educação baseada em competências

O conceito defende que deve ser privilegiada a demonstração de domínio dos objetivos de aprendizagem em detrimento do tempo em sala de aula. 

6 - Colaboração global

Professores precisam ter compreensão intercultural e estimular a colaboração para trazer o mundo aos estudantes. 

7 - Aprendizagem baseada em projetos

Projetos com foco no aluno tornam o aprendizado mais personalizado porque dão voz e escolha sobre o que e como eles desejam aprender. 

8 - Aprendizagem profissional

Professores também são estudantes. A formação profissional encoraja o crescimento pessoal quando permite que os professores desenvolvam objetivos específicos. 

9 - Equidade e justiça social

As escolas precisam ser laboratórios para uma sociedade mais justa do que aquela em que vivemos hoje. Currículos precisam encorajar que alunos "compartilhem sua voz", com o mundo para que eles se tornem agentes de transformação. 

10 - Cultura de aprendizagem

Significa unir pessoas, sistemas e processos com os valores e comportamentos de sala de aula, escolas e comunidade para que todos cresçam, mudem e aprendam ao longo da vida.

Crédito: Barbara Bray e Kathleen McClaskey/Personalize Learning LLC

* Publicado originalmente em personalizelearning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário