Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Coisas que aprendi em 2015



Para fechar o ano, Jamile Coelho, diretora do Espaço Educacional, fez um balanço do que aprendeu em 2015:

1 - Aprendi que educação para a vida supõe o desenvolvimento das competências emocionais e que, 22 anos atrás, eu, como educadora na fundação do Espaço Educacional, já tinha isso presente nos projetos educativos que desenvolvia.

2 - Aprendi que educação para a vida, autoconhecimento e inovação sempre fizeram parte da minha trajetória profissional como educadora.

3 - Aprendi que preciso expandir minha atuação como educadora levando ferramentas que criei e minha bagagem de experiências para a educação pública, contribuindo para um Brasil mais consciente. 

4 - Aprendi que o Perfil Cognitivo é uma ferramenta de autoconhecimento comprovadamente eficaz para mapear o potencial e as fragilidades das pessoas de diferentes gerações e que chegou a hora de expandir e atravessar fronteiras. 

5 - Aprendi que o Espaço Educacional vai passar por transformações necessárias para se adequar ao momento atual, mas que continuará e removerá obstáculos porque é um trabalho com propósito e com alma.

6 - Aprendi que nossa missão no Espaço Educacional é fazer os olhos de crianças, jovens e adultos brilharem para aprender por meio de projetos que trabalhem paralelamente emoção e razão.

7 - Aprendi que tenho uma equipe “forte e alinhada” no Espaço Educacional, que está aqui por opção e que trabalha acreditando em nossa missão: “Educar com competência, criatividade e afetividade”. Muita gratidão!

8 - Aprendi que o Design Thinking é uma metodologia de trabalho com foco na resolução de problemas, de forma inovadora, com ênfase no ser humano e que ela sempre esteve presente no DNA do Espaço Educacional. Gratidão, Gabriel Coelho!

9 - Aprendi que o Projeto Recomeçar cumpriu sua missão neste ano aumentando a autoestima de jovens, que de alguma forma se sentiam excluídos do ambiente escolar na escola regular. 

10 - Aprendi que participar de diferentes projetos que envolvem crianças, jovens, adultos e maturidade me fez conhecer pessoas e expandir minha área de atuação.

11 - Aprendi que vivenciar um TED foi algo extremamente motivador, pois não existe nada mais inspirador do que ouvir histórias de pessoas que acreditam no que fazem e que colocam suas habilidades a serviço de um mundo melhor. Gratidão, Elena Crescia!

12 - Aprendi que a VIDA nos traz parcerias incríveis que nos propiciam crescimento e desenvolvimento como pessoas e profissionais. Gratidão, Andy de Santis!

13 - Aprendi que podemos contar com quem aprendemos juntos e formamos vínculos para construção de um projeto que pode beneficiar um número muito maior de pessoas. Que podemos alçar voo! Gratidão a todos que estão comigo na construção do Projeto de Expansão do Perfil Cognitivo!

14 - Aprendi que fazer foco na crise, no negativo, só alimenta e faz crescer aquilo que estamos criticando. Que fazer o movimento contrário, trabalhar com um novo olhar, nos dá poder e energia para criar e fazer acontecer um novo tempo, uma nova mentalidade, uma maior consciência. Acredito na força, energia e carisma da mulher para fazer tudo isso acontecer e se expandir. Luiza Helena Trajano é a maior líder deste movimento e sou grata por fazer parte do Grupo Mulheres do Brasil!

15 - Aprendi que ser inteligente no século 21 é ter consciência de seu potencial, usar com visão, disciplina e paixão, em benefício de causas e pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário