Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Espaço Educacional e Descobrindo o Sonho Jovem, uma parceria de sucesso


Confira detalhes da parceria entre o Espaço Educacional e o Descobrindo o Sonho Jovem. O texto é da Jamile Coelho, diretora do EE:

O Descobrindo o Sonho Jovem (DSJ) foi criado por Gustavo Torres e João Araujo, de apenas 17 anos, que tiveram a iniciativa de construir um projeto para mobilizar jovens que estudavam com eles numa escola pública do Capão Redondo e mostrar que é possível acreditar em seus sonhos e lutar para realizá-los. A iniciativa começou com encontros e várias ferramentas de autoconhecimento que eu pude ajudá-los a aperfeiçoar. 

Tive a oportunidade de conhecer o Gustavo em um evento do Ismart e me ofereci para fazer o seu Perfil Cognitivo, que dá um mapa do potencial das pessoas. Aí ele me pediu que fizesse o do João também, pois eles haviam construído o DSJ juntos. Fiz o perfil cognitivo do João e um estudo comparativo dos dois, que mostrou o quanto se complementam. Está aí uma parceria de sucesso que acredito muito e que quero ajudar a potencializar!

Em seguida, participei do Design Thinking Weekend do Gabriel Coelho e levei junto comigo esses jovens que tiveram uma participação ímpar! Eles aprendem e imediatamente já colocam em prática! E assim, levaram essa prática do design thinking para o DSJ.

É impressionante como me sensibiliza ver a liderança de jovens da geração Z que já apresentam consciência social e capacidade de viver em rede, exercitando o espírito de colaboração e inclusão de forma tão natural e espontânea. É só acessar o que já existe dentro deles. E, eles fazem isso de forma muito eficaz!

No inicio do ano, Gustavo e João me perguntaram se podia aplicar o teste do Perfil Cognitivo nos jovens do DSJ. E assim nasceu um trabalho que tenho feito, com muito carinho, com o grupo. 

Em fevereiro, fizemos o workshop do Perfil Cognitivo e todos saíram daqui com os olhos brilhando de alegria por se conhecerem melhor e isso já criou uma grande sinergia no grupo. No fechamento do workshop, me pediram uma continuidade com foco em Vocacional.

Agora em abril, realizamos o workshop do Vocacional e percebo o crescimento e a evolução deste grupo de jovens no autoconhecimento e na capacidade para fazer escolhas inteligentes para sua vida.

No próximo mês, o workshop terá como tema Inteligência Emocional e assim tenho o privilégio de participar da formação destes jovens e ajudá-los a escreverem sua história de vida. 



Sou muito grata por chegarem à minha vida oportunidades como esta!

Confira alguns depoimentos dos jovens do DSJ no workshop do Vocacional:



“Até ontem, eu só sabia meu nome. Hoje, descobri o que sou e o que quero ser” - Giselle Fernanda L. de Barros



“Essa experiência é simplesmente fantástica. As etapas pelas quais você passa fazem você se conhecer muito melhor, realmente esclarecedor” - Pedro Henrique dos Santos Kondrat Ferreira



“O dia de hoje esclareceu as minhas dúvidas e reforçou minhas certezas, deixando-me mais confiante em minhas escolhas” - Stephany Caroline Andrade Santos



"O Espaço Educacional me mostrou que eu posso fazer história também, sentir, saber lidar com as emoções” - Lucas Rodrigues de Pinho



"Foi simplesmente mágico! Todas as dúvidas viraram certezas e isso é muito bom” - Matheus dos Reis Bassi



"Valeu cada segundo de autoconhecimento. Só tenho o que agradecer, pois hoje eu sei que os meus erros só me fazem ser melhor” - Julia Oliveira Andrade


"Atividades que tornaram meu dia gratificante e direcionador” - Felipe Brito de Almeida




"Me ajudou com as emoções e a descobrir mais sobre mim” - João Paulo Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário