Quantas vezes em nossa vida precisamos desconstruir algo para construir de novo de forma diferente?
Inúmeras vezes. Isso faz parte do processo de aprendizagem de cada pessoa que tem seu ritmo e sua forma de lidar com os problemas que acontecem em sua vida, errando e acertando, fazendo do seu jeito, apesar do que os outros pensam e falam (família, amigos, escola, religião).
E quantas vezes, em determinadas situações, nos sentimos excluídos e ficamos com medo de não dar conta e de não ser bom o suficiente?
Acredito que todos nós passamos por isso e experimentamos esse sentimento em alguma situação.
Só que sempre é possível recomeçar, corrigir a rota, fazer novas escolhas e experimentar novas maneiras de solucionar problemas.
Para recomeçar temos que desconstruir nossos medos e os rótulos que recebemos durante a vida (preguiçoso, desligado, mal-educado, insensível, agitado)
Nós somos, portanto, o ponto de partida. Daí a importância do autoconhecimento.
A curiosidade, o “brilho nos olhos” é outro ingrediente importante para recomeçar o processo do aprender, pois sem motivação não há envolvimento e sem envolvimento não existe aprendizado.
Outro elemento essencial é a interação, em que fazemos o exercício de aprender a colaborar e a compartilhar.
Sempre podemos utilizar nossas habilidades para ajudar alguém e a sensação de ser útil é muito gratificante.
Quando compartilhamos o que fazemos com outras pessoas o efeito se multiplica, pois juntos somos mais. Mais fortes, mais eficazes, mais eficientes e, principalmente, mais felizes.
Por isso, acredito em uma educação para a vida, pois é ela que nos prepara para enfrentar o nosso dia a dia e resolver problemas da comunidade em que vivemos de forma eficaz e colaborativa.
Essa é a fundamentação, a base na qual nos apoiamos para construir o Projeto Recomeçar que tem como objetivos:
- trabalhar o autoconhecimento para ajudar a criança ou o jovem a conquistar autoestima, autoconfiança e maturidade;
- despertar o prazer em aprender, a curiosidade e a motivação para utilizar o conhecimento na resolução de problemas de forma inovadora;
- preparar o estudante para desenvolver a empatia, aprendendo a se relacionar e interagir com as pessoas de forma colaborativa e inclusiva.
Como fazemos isso acontecer?
- Personalizando o aprender por meio da ferramenta Perfil Cognitivo;
- Formando o vínculo afetivo para trabalhar atitudes ou competências socioemocionais;
- Preparando o professor para aprender e ensinar;
- Explorando recursos motivacionais presenciais e virtuais;
- Colocando o ser humano em primeiro lugar.
História do Projeto Recomeçar
Nos últimos anos, o número de estudantes com bloqueio no processo de aprendizagem que chegam ao Espaço Educacional vem aumentando consideravelmente. Esses estudantes chegavam ao EE por vários motivos:
- Porque apresentavam sintomas físicos (fobia, depressão, síndrome do pânico) que sinalizavam no corpo o estado emocional e não conseguiam frequentar a escola;
- Porque já haviam perdido mais de um ano escolar e estavam defasados em relação à faixa etária, ao conteúdo de séries anteriores e, consequentemente, não se sentiam inseridos no ambiente escolar;
- Porque, por praticar algum esporte como futura profissão, não possuíam tempo hábil para acompanhar as exigências e o ritmo da escola regular;
- Porque procuram algo inovador fora do contexto escolar padrão.
Sempre acolhemos esses estudantes e fizemos um trabalho individualizado com o objetivo de resgatar o brilho nos olhos, a autoestima e conteúdo que ficou perdido pelo caminho da vida escolar até que saísse daqui direcionado.
Criação do Projeto Recomeçar
Há quatro anos, criamos uma estrutura e demos o nome Projeto Recomeçar para que os estudantes frequentassem o EE com uma carga horária de 4,5h por dia, com aulas individuais, em duplas e em grupo.
Diploma
Esses alunos conseguiam o diploma do Ensino Fundamental com um supletivo à distancia ou com a prova do ENCEJA e os do Ensino Médio a partir do ENEM. No entanto, o diploma era só para formalizar a conclusão, pois o trabalho de resgate era o nosso diferencial. Para 2015, vamos dar o diploma!
Construção de projetos personalizados com a equipe
Sempre trabalhamos construindo os projetos em conjunto a partir das necessidades de cada estudante e do grupo, discutindo em uma reunião semanal os resultados (dificuldades e conquistas), em que reorientamos o projeto para alcançar o que nos propusemos nos aspectos: comportamental, cognitivo, e emocional.
Autoconhecimento
O autoconhecimento sempre teve um espaço garantido no projeto, pois essa sempre foi a tônica de nosso trabalho que tem como resultado maturidade e autoconfiança. Nas aulas também é desenvolvido um projeto de Orientação Vocacional.
Perfil Cognitivo e personalização do trabalho
O Perfil Cognitivo tem sido uma ferramenta de autoconhecimento que nos permite personalizar o trabalho apresentando técnicas de estudo adequadas ao estilo de aprendizado de cada um, trabalhar o equilíbrio entre os hemisférios cerebrais (razão x emoção) e explorar as áreas de interesse por meio das inteligências predominantes.
Os alunos são os professores
Na ultima sexta-feira do mês, os estudantes dão aulas para a equipe do EE sobre os assuntos que escolheram. Essa atividade desenvolve a comunicação, a autoconfiança e propicia um momento de interação e descontração entre todos de forma produtiva e prazerosa.
Visitas interativas, inovação e experimentação
Neste ano, fomos visitar a Fab Lab do Insper e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o que existe de mais moderno no mundo da tecnologia como a máquina de impressão em 3D, entre outras. Também realizamos visita à USP para conhecer a biblioteca e à exposição de Leonardo da Vinci.
Parcerias para 2015
Parceria com o CNE ( Colégio Nova Educação) que funciona no modelo da Escola da Ponte em Portugal para troca de experiências e realidades diferentes.
Parceria com o projeto Escola de Rua para ampliar as experiências e ter contato com realidades diferentes.
Inovação
A cada semestre ou ano, vamos incluindo atividades que achamos importantes, novos recursos e ferramentas de autoconhecimento para o projeto e, até hoje, nunca um ano foi igual ao anterior.
A equipe de professores e a direção participaram da Jornada da Inovação e Design Thinking Weekend para se atualizar e participar do Projeto Transformação no ultimo semestre deste ano, que contou com a participação de alunos, professores e funcionários com o intuito de pesquisar quais as mudanças que precisariam acontecer para a construção do ano de 2015 no EE.
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