Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sempre é possível RECOMEÇAR



O Projeto Recomeçar, do Espaço Educacional, nasceu para atender uma necessidade: alunos que por algum motivo perderam o rumo da vida escolar e que não se adaptavam mais ao funcionamento da escola regular.

Na escola não havia mais espaço para que ele retomasse o conteúdo que ficou mal assimilado em anos anteriores; resgatasse a autoestima que perdeu pelo caminho com tantos "rótulos" que foi acumulando;descobrisse que o aprender pode ser prazeroso, produtivo; e retomasse o seu caminho de aprendizado que ficou bloqueado por tanto tempo.

Esses alunos ficam perdidos em seu caminho de aprendizado e se afastam dele porque aprender e estudar passam a representar desgaste no relacionamento familiar, sofrimento, incapacidade e tristeza.

No Espaço Educacional, conseguimos acolhê-los e resgatar tudo que ficou perdido pelo caminho do aprendizado. Conseguimos fazê-los acreditar que sempre é possível recomeçar, desconstruir para construir de novo, de forma diferente.

Muitos alunos já passaram pelo Espaço Educacional e, graças a um trabalho com muita dedicação, competência e criatividade, a nossa equipe vai trazendo-os de volta ao caminho do aprendizado.

Volta o brilho nos olhos, aparece a alegria, a reconquista da autoestima e prazer em aprender. E, aos poucos, com uma construção com muito amor, alegria e confiança, aparece a pessoa, o jovem, o ser humano incrível que estava ali escondido, camuflado, cheio de medo de não ser bom o suficiente. 

A cada ano, estes jovens alunos chegam ao Espaço Educacional, reescrevem a sua história e quando saem fazem parte da nossa história, formando laços de afeto e confiança que irão se manter por uma vida toda.

Quanta alegria e satisfação eu, Jamile Coelho, sinto por ter uma equipe de educadoras, de pessoas incríveis, que amam o que fazem e que me ajudam a construir a história do EE e do projeto Recomeçar, com criatividade, competência e afetividade. Essa é a nossa missão. E como sou grata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário