Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Oficina de redação: O que é RPG?

Olá, pessoal! Tudo bem? Estamos aqui de volta para falar um pouco mais do trabalho que vem sendo realizado com a galera do Projeto Recomeçar! O post do dia faz parte de um dos projetos que os meninos estão desenvolvendo às segundas-feiras, na Oficina de Redação. Ficaram curiosos? Aí vai um pouco da produção do Gabriel; em seu trabalho, ele fala sobre RPG, modalidade de jogo que envolve o desenvolvimento de uma narrativa.


O que é RPG?
O RPG (Role Playing Game) é um tipo de jogo bem amplo no qual você cria um personagem e segue o jogo com ele, equipando-o com melhores armaduras, armas, fazendo amizades, formando ou se juntando a alguma aliança e melhorando suas habilidades. 
No RPG, antes de você começar a jogar, há uma escolha que precisa ser feita: qual raça você vai seguir? Se você quer ser guerreiro, é bom escolher alguma raça que seja forte; se quer ser mago, veja alguma raça que seja boa com magia, e por aí vai. Cada raça tem uma especialidade (como os Orcs, que em qualquer edição de RPG sempre vai ser um guerreiro muito forte, ou um Elfo, que sempre será um bom arqueiro).
O RPG tem diferentes meios de jogar. Há o RPG eletrônico, que é para ser jogado em computadores ou videogames, contendo a opção online; o RPG de mesa, que é jogado com tabuleiros e, geralmente, mais de quatro amigos, e o RPG de livro, que se joga acompanhando a história por um livro.

Um exemplo de RPG: Skyrim
O Enredo

Vamos tomar como exemplo o jogo Skyrim, da série Elder Scrolls. Nele, você começa como um prisioneiro que será executado. Assim que desce da carroça, um capitão do exército Imperial pergunta quem é você; nisso, você escolhe sua raça, aparência e nome. Logo depois disso, quando você vai ser morto, um dragão aparece e começa a queimar a cidade e destruir tudo, o que te permite fugir com homens do exército e dos rebeldes. Depois disso, há dois caminhos: seguir um homem do exército Imperial ou o Capitão do exército rebelde.
Durante o jogo há duas missões principais: uma delas é escolher se vai ficar do lado Rebelde ou do lado Imperial; independentemente do lado que você está, o objetivo é ajudar seu grupo a dominar a província de Skyrim. A outra missão principal é descobrir por que existem dragões em Skyrim e destruir o dragão-rei - mas não é simplesmente você dizer “quero matar o dragão rei, então eu vou”: primeiro é preciso descobrir como ele está ficando tão poderoso, quais são os planos dele - e, é claro, você tem que ficar mais poderoso. A cada grande feito nesta missão você ganha um poder novo. É possível também seguir missões “paralelas”, como se juntar a alguma irmandade para ganhar mais habilidades, armas, armaduras e poderes novos para seu personagem ficar mais poderoso.
Algumas características do jogo
Em Skyrim, antes de começar a jogar, você tem que escolher entre dez raças diferentes (3 Elfos, 4 Humanos, 1 Orc, 1 Khajiit e 1 Argonian). Cada raça tem suas habilidades distintas, entre elas, guerreiro, arqueiro e mago.
·         Os Argonianos são lagartos gigantes (humanoides) e em geral não são muito bons em combate corpo a corpo; são melhores com magias, e usam armaduras leves.
·         Os Bretons são magos, mas também possuem habilidades de arco e flecha; também são bons com as palavras, conseguindo facilmente o que querem conversando e não matando seus inimigos.
·         Dark Elf é uma raça de elfos; eles são bons guerreiros, pois são fortes, rápidos e inteligentes. Porém, como é uma raça de elfos, tem uma grande especialidade no arco e flecha.
·         High Elf é mais uma raça de elfos, mas nesse caso, por incrível que pareça, sua maior especialidade é a magia, e isso é indiscutível.
·         Imperial é uma raça de humanos que tem como especialidade o uso de armas de uma mão e escudos; eles são fortes, usam armaduras mais pesadas e também são bons em falar com os inimigos e em usar magias básicas.
·         Khajiit é uma raça de gatos gigantes (humanoides) que usa armaduras leves; são bons com o arco e flecha e armaduras de uma mão (especialmente adagas). Eles também têm uma habilidade, o sneak, que é para não ser detectado pelos inimigos.
·         Nords são humanos que têm uma grande resistência ao frio, tanto climática quanto a magias desse gênero. Eles não têm uma habilidade específica: são medianos em quase tudo, mas se destacam um pouco com os escudos e armas de uma mão; também têm um speech muito bom, que serve para você persuadir o inimigo.
·         Os Orsimer são orcs que tem uma resistência muito grande a golpes de espadas. Não são nada bons com magias, apenas com armas - de preferência de duas mãos, pois são pesadas e fortes.
·         Redguards são humanos com uma habilidade grande com arco e flecha e escudo, mas não são muito bons com armas de uma mão; eles têm poder de regeneração e recuperação de stamina (vigor), e se tomar alguma poção, ele se cura em 50% a mais de velocidade.
·         Os Bosmers são a ultima raça de elfos, que não são muito de guerra; são pacíficos, tanto que não tem uma habilidade especifica de luta e usam apenas o arco e flecha. De resto, as suas habilidades são speech, sneak e lockpick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário