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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Relacionando Sintaxe e Morfologia - A Saga (Parte 1)

Bom dia, pessoal! Curtiram bastante o Carnaval? Nós curtimos demais da conta e voltamos com a corda toda :D

Aproveitando esse entusiasmo de retorno de feriadão, eu e o Marcelo resolvemos fazer um projeto de construção que retoma alguns conceitos de morfologia e ajuda (muito!) a entender análise sintática. Vamos nessa?


Para começar, pensamos em uma maquete que faça as pessoas imaginarem a estrutura da oração como uma sequência padronizada, na qual cada parte que a compõe - ou seja, cada palavra - seria representada por quadradinhos de madeira pintados de cores diferentes de acordo com a classe gramatical dela. O Marcelo, aluno serelepe como deve ser, aproveitou o megadescanso do Carnaval para fazer uma pré-pesquisa básica sobre as classes gramaticais que veremos no decorrer das aulas. Pesquisando na web, ele achou o seguinte:

Substantivo - palavra que nomeia as coisas em geral no mundo físico (que podemos ver) e abstrato (que podemos ter ideia). Todo substantivo deve ser precedido por um artigo, mesmo que ele esteja oculto na frase.

Artigo - é a variável que acompanha os substantivos e tem a função de determiná-los, indicando gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).

Adjetivo - é a palavra à qual se atribui a característica de um substantivo (qualidades, defeitos, cores...).

Essas três classes gramaticais (que nós pintamos de diferentes tons de azul) se relacionam criando uma estrutura chamada pelos linguistas de sintagma nominal. Os sintagmas nominais substituem as estruturas que conhecemos como Sujeito e Objeto em uma oração. Para ilustrar bem, podemos dizer que as três peças azuis equivalentes a essas classes gramaticais podem ser substituídas por uma peça preta:

Entenderam? =)
Saibam que a nossa saga não para por aqui. Aguardem cenas do próximo capítulo, rá!

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